Mais rápido, USB3.0 vira realidade





A tecnologia USB 2.0 está cada vezmais perto de ser substituída pelo USB 3.0. Pelo que se observou naConsumer Electronics Show (CES) de 2011, maior feira de eletrônicos do mundo, o novo padrão deve se tornar realidade para o consumidor ainda este ano.

Presente em praticamente todos os aparelhos eletrônicos, a portaUSB é uma das maneirasmais fáceis de interligar, por exemplo, câmeras fotográficas ou filmadoras aos computadores. É também a formamais simples de transferir dados de um computador ao outro, pormeio dos populares pen drives.

A grande diferença do novo padrão é a velocidade, que garantemelhor gerenciamentodevídeosemaltadefinição, músicas e imagens digitais. Enquanto o USB 2.0 transferia até 480 megabits por segundo (Mbps), o USB 3.0 pode chegar a cinco gigabits por segundo (Gbps), ou seja, até dez vezes mais ágil.

Além disso, outra melhora é que o novo padrão tem um consumo de energia até 70% melhor que seu antecessor.

Adaptações

Para que o desempenho do USB 3.0 seja satisfatório, é preciso que os hardwares, ou discos rígidos, também sejam reformulados para suportar a tecnologia.
Na CES, diversos notebooks que suportam o novo padrão foramanunciados. Se em 2010 era um desafio encontrar notebooks com USB 3.0, em 2011 não serámais.

Quanto a outros aparelhos, como câmeras, filmadoras e TVs, nada foi apresentado, mas também deverão acompanhar a tecnologia em breve. A Kingston, aliás, deverá começar a comercializar pen drives compatíveis como padrão USB 3.0 já neste primeiro trimestre.

Apesar disso, os pen drives 2.0 continuarão funcionando nas novas portas. Mesmo que as entradas sejam um pouco diferentes, eles são compatíveis entre si. O USB 3.0 tem a mesma estrutura da versão anterior, apresentando apenas pinos extras.

Fonte: Destak

Comentários