Economia cresceu 7,8% em 2010, diz índice do BC

A economia brasileira cresceu 7,81% em 2010, segundo o IBC-Br, indicador criado pelo Banco Central (BC) que antecipa dados sobre o desempenho econômico do país.

O índice veio acima até mesmo da projeção do próprio BC sobre a expansão do Produto Interno Bruto (PIB, conjunto de bens e serviços produzidos no país), de 7,3% no período.

Os números do BC mostram que, no fim do ano passado, porém, a atividade ficou praticamente estável. Em dezembro, na comparação com novembro de 2010, o crescimento foi de 0,07%. Ante dezembro de 2009, houve crescimento de 4,07%.

Desaceleração
O IBC-Br também mostra uma desaceleração do ritmo de crescimento ao longo de 2010. No acumulado de janeiro a novembro, o crescimento da economia brasileira ficou em 8,17% ante igual período do ano passado. No acumulado de janeiro a outubro, a taxa de expansão estava em 8,48% sobre o mesmo período de 2009.

O BC avalia a evolução da atividade econômica para tomar suas decisões sobre a trajetória da taxa básica de juros, a Selic. A taxa funciona como instrumento de controle da inflação.

Fonte: Destak

Comentários