Passagens para exterior devem ficar mais baratas

Até 2015, Brasil abrirá espaço aéreo à Europa e aos EUA, o que deve ampliar rotas e reduzir preços

O Brasil vai abrir o mercado de transporte aéreo para o exterior a empresas da Europa e dos Estados Unidos.

A negociação do acordo de liberalização dos voos internacionais com a União Europeia foi concluída na quinta-feira passada e será assinada em junho. O acordo com os EUA foi assinado na sexta.

A liberalização significa que as companhias aéreas brasileiras, americanas e europeias poderão escolher livremente o número de voos que pretendem operar, as cidades a serem atendidas e as tarifas, que não serão sujeitas a preços mínimos nem a bandas de variação.

Com a liberalização, haverá mais voos de diferentes cidades do Brasil para países europeus e para os EUA, a preços menores, um reflexo do aumento da concorrência.

A liberalização total com a Europa será concluída em três anos, para dar tempo às empresas aéreas brasileiras de se prepararem para a livre concorrência. No acerto com os EUA, a liberalização completa ocorrerá em 2015, segundo a Anac (Agência Nacional de Avição Civil).

Mais rotas para o Galeão

A primeira fase do acordo com a Europa começa em junho, com o aumento de 20% no número de vôos semanais para quaisquer aeroportos do país, à exceção de São Paulo, segundo o jornal Valor Econômico.

Já na primeira etapa do acordo com os EUA, prevista para outubro, serão autorizados mais 14 voos para os EUA a partir do Galeão, no Rio, além de outros 14 voos para outros aeroportos do país, à exceção de São Paulo.

A Anac quer desconcentrar os voos em São Paulo e estimular o uso do Galeão, que opera só com 56% de sua capacidade.
Fonte: Destak

Comentários