Suzano vê celulose estável e mais compras da China

A Suzano Papel e Celulose espera que os preços da celulose no mercado internacional se mantenham estáveis no próximos meses, enquanto as vendas para a Ásia devem continuar crescendo dois dígitos e para a Europa serão melhores que em 2010.


Os embarques do produto para a China continuam crescendo, mas não no ritmo de dezembro, quando os clientes naquele país, no geral, "compraram violentamente", afirmou o presidente da Suzano, Antonio Maciel Neto, nesta terça-feira. Segundo ele, a Europa também apresenta neste início de ano volumes maiores que no mesmo período do ano passado.

"As perspectivas para o ano são a Ásia crescendo dois dígitos (em volume de compras) e Europa melhor que o ano passado", resumiu Maciel Neto.

No quarto trimestre, 33,7 por cento da celulose exportada pela Suzano foi destinada à Ásia, enquanto no terceiro trimestre o continente respondeu por 25,8 por cento. Já na Europa a participação em relação ao total caiu para 35,9 por cento, ante 43 por cento, na mesma base de comparação.

Em relação a preços, o presidente da Suzano destacou que os estoques do insumo estão "relativamente estáveis", e que nos próximos meses a estimativa é que os preços fiquem nos atuais patamares.

Em papéis, o segmento de papelcartão está se mostrando mais "lento" no início do ano, porque muitos clientes ainda possuem estoques. "Os preços estão mantidos neste trimestre. Não há redução de preços, mas os volumes estão maiores."

RESULTADOS

No quarto trimestre, a Suzano lucrou 251 milhões de reais, alta de 13,2 por cento ante o mesmo período de 2009, mas queda de 8,1 por cento ante o terceiro trimestre. O resultado ficou acima da média das previsões de cinco analistas obtidas pela Reuters, de lucro de 185,2 milhões de reais.

De acordo com a Suzano, o resultado trimestral foi influenciado pelo resultado operacional e pelos impactos negativos no resultado financeiro das variações monetárias e cambiais.

Em 2010, a Suzano lucrou 769 milhões de reais, queda de 18,8 por cento em relação a 2009. Segundo a gerente executiva de Relações com Investidores da empresa, Andrea Fernandes, um efeito importante na variação cambial reduziu o lucro do ano, assim como ajustes sem efeito no caixa na adoção do padrão contábil internacional IFRS.

O Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) recuou 4,2 por cento no quarto trimestre do ano passado ante os mesmos meses de 2009, para 378 milhões de reais. Em 2010, o Ebitda cresceu 46,7 por cento, para 1,703 bilhão de reais.

A receita líquida da Suzano totalizou 1,195 bilhão de reais de outubro a dezembro, alta de 17,2 por cento na comparação anual e de 3,1 por cento na trimestral. No ano a receita cresceu 14,2 por cento, atingindo 4,514 bilhões de reais.

As ações da Suzano, que não integram a carteira do Ibovespa, subiam 1,90 por cento às 14h11, cotadas 14,48 reais.

MARANHÃO

O Conselho de Administração da Suzano autorizou a celebração de contratos com Metso e Siemens para compra dos principais equipamentos para construção da fábrica da empresa em Imperatriz (MA), que terá capacidade anual de 1,5 milhão de toneladas de celulose.

A Suzano informou que o início da produção na unidade será antecipado em seis meses em relação ao cronograma original e está previsto agora para 30 de abril de 2013.

O investimento total na fábrica se mantém em 2,3 bilhões de dólares e inclui equipamentos já contratados e os demais que serão necessários, além dos serviços na obra.

O presidente da Suzano descartou a possibilidade de um sócio no plano de expansão da companhia, que também inclui uma unidade no Piauí e uma terceira em local ainda não definido.
Fonte: AE

Comentários