Bancos já preveem falta de recursos para imóveis

Dinheiro da poupança, que financia a casa própria, pode secar mais cedo, já em 2012

Instituições que fazem financiamento imobiliário no Brasil estimam que podem faltar recursos para o setor já no ano que vem, de acordo com reportagem do jornal Valor Econômico.

Os bancos que atuam na área já previam o problema, mas, até agora, a "data" era 2013. A antecipação ocorre porque, com o ciclo de alta de juros, o dinheiro da poupança, que é a principal fonte de financiamento do setor, encolhe desde o início do ano.

Com o crescimento acentuado do crédito imobiliário, os recursos da caderneta não serão suficientes para atender toda a demanda.

A Selic, taxa básica de juros, que já sofreu três aumentos neste ano e está agora em 12% ao ano, deixou a poupança menos atrativa que outros investimentos.

A Caixa Econômica Federal (CEF, responsável por 40% dos financiamentos) considera que a situação estará crítica a partir do segundo trimestre de 2012, informa o Valor. No Santander, os depósitos da caderneta encolheram 0,4% de janeiro a março, com incremento de 17,1% em 12 meses; em um ano, o crédito imobiliário teve alta de 32,2%.

Os bancos precisam encontrar (ou ter autorização do governo para adotar) novos instrumentos para se financiar e complementar os recursos da poupança.

Se isso não acontecer, há risco de os financiamentos à casa própria ficarem mais restritos e mais caros.

Em tese, os bancos emprestariam para quem oferece menos risco (com renda maior, por exemplo) e elevariam juros, por conta da escassez de recursos.
Fonte: Destak

Comentários