Juros do cheque especial dão salto para 178% ao ano


Destak Jornal - SP - Seu Valor: "Taxas sobem 16,8 pontos percentuais em um ano e atingem maior patamar desde abril de 2003

Ficar no vermelho e usar o cheque especial ficou bem mais caro em abril. Segundo o Banco Central, o juro médio da modalidade saiu de 174,6% ao ano em março para 178,1% ao ano em abril, um acréscimo de 3,5 pontos percentuais.

Trata-se da maior taxa de juros desde abril de 2003. Neste ano, as taxas praticadas no cheque especial já acumulam alta de 5,5 pontos percentuais. Em 12 meses, foi registrada ampliação de 16,8 pontos percentuais na taxa.

Em abril, as taxas cobradas dos tomadores ficaram em 39,8% ao ano, maior patamar desde fevereiro de 2009. As taxas continuam subindo em maio. Até o último dia 13, os juros dos empréstimos já subiram a 40,1% ao ano.

O aumento dos juros é reflexo das medidas adotadas pelo BC para conter a expansão do crédito. Desde dezembro, a autoridade monetária vem tomando medidas para conter a inflação e o aquecimento da economia. Além de aumentar o compulsório dos bancos, operações de crédito superiores a 24 meses sofreram restrições. O BC também vem aumentando a taxa básica de juros, a Selic.

Mesmo com a alta das taxas, o crédito continua crescendo no país. Segundo o BC, o estoque total chegou a R$ 1,776 trilhão em abril, uma alta moderada de 1,3% ante março. "

Comentários