Palestra: Gerenciamento de Processos de Negócios (BPM – Business Process Management).

Data: 14/07

Horário: 19 horas

Inscrição: levar um saco de arroz (5 kg) na Bluestar Ensino e Tecnologia (SCRN 716 bloco B n. 36, ao lado da Academia Nadarte). Esta doação será encaminhada para o Lar Betel de Cocalzinho de Goiás.

Vagas limitadíssimas. Não deixe para se inscrever na última hora.

Palestrante: Elias Ricken de Medeiros

Bacharel em Ciência da Computação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Porto, Alegre Brasil, e Engenheiro Informático e Master pela ENSIMAG – Instituto Politécnico de Grenoble (Grenoble INP) – Grenoble, França.

Experiência com métodos de desenvolvimento ágeis (SCRUM). Atualmente membro da equipe de Pesquisa & Desenvolvimento da BonitaSoft – Grenoble, França. Desenvolvedor Java no motor de execução da Bonita Open Solution.

Mais informações sobre a palestra:

O Gerenciamento de Processos de negócios (BPM – Business Process Management) é um tema atual, mas as soluções proprietárias de editores históricos têm a reputação de serem custosas e complexas para serem colocadas em prática. A Bonita Open Solution (BOS) é uma alternativa de código aberto simples de ser colocada em prática. Esta apresentação terá como objetivo mostrar como utilizá-la para desenvolver rapidamente uma aplicação em torno de um Processo de Negócio.

Os conceitos de base do BPM serão abordados através da modelização de um processo com a notação BPMN 2.0 (Business Process Modeling Notation). Este processo servirá de base para mostrar o desenvolvimento de conectores (permitindo a comunicação com aplicações existentes do sistema de informação) e o desenvolvimento de formulários permitindo a geração de uma aplicação web. A demonstração abordará igualmente o uso da API Java para manipular processos.

Mais informações sobre a tecnologia:

Bonita Open Solution :

BOS é uma solução BPM (Business Process Management) com licença de código aberto (GPL) que trata os problemas deste domínio de maneira concreta e prática. Ela visa principalmente os responsáveis de projetos de desenvolvimento e implatação de aplicações orientadas a processo.

Do ponto de vista técnico, BOS é desenvolvido em Java apoiando-se em métodos de desenvolvimento ágeis (SCRUM) e em tecnologias como GWT, Hibernate, Eclipse RCP, Birt, Jasper e Groovy.

Em 2011, o BOS ganhou o prêmio de melhor ferramenta de modelagem de acordo com a comunidade Eclipse.

Fonte: Alex Alves, "Gerenciamento de Processos de Negócios (BPM)", Em 21 de junho de 2011 11:07, por email.

Comentários