Plano de saúde terá prazo para agendar consultas

Limite de espera para consulta básica é de 7 dias úteis; novas regras valem a partir de setembro

Os planos de saúde terão prazos máximos para garantir a marcação de consultas médicas, exames laboratoriais e internações.

Eles vão variar de três a 21 dias úteis, dependendo da especialidade. A norma com os prazos foi publicada ontem pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e valerá em 90 dias, ou seja, em meados de setembro.

Para marcar consultas básicas, como pediatria e ginecologia, o prazo não deve ultrapassar sete dias úteis. As demais especialidades devem ser marcadas em até 14 dias úteis. Sessões com fonoaudiólogos e fisioterapeutas, em até dez dias úteis; exames laboratoriais, em até três, e os exames com maior complexidade, em até 21 dias úteis (veja ao lado).

Reembolso de transporte Além disso, os convênios ficam obrigados a cobrir a ida e a volta do paciente caso não ofereçam a especialidade no município dele. Se o paciente tiver menos de 18 anos ou mais de 60 anos, o transporte do acompanhante também será garantido.

Quando o usuário não conseguir atendimento dentro do prazo e a operadora não oferecer alternativa, o cliente pode procurar um profissional não credenciado e depois solicitar o reembolso, em até 30 dias, pelo pagamento do serviço prestado.

"A norma traz a garantia de acesso a qualquer médico", diz Carla Soares, da ANS.

O tempo de espera e a falta de cobertura estão entre as principais queixas dos usuários. A multa por descumprimento das novas regras pode chegar a R$ 80 mil.

'Há risco de descredenciamento em massa'
Fonte: Destak

Comentários