IMEI GSM 3G


O quê É?
O IMEI (International Mobile Equipment Identity) é um código 17 ou 15 dígitos exclusivo usado para identificar uma estação móvel individual a uma rede GSM ou UMTS, em outras palavras, rede de dispositivos móveis (ex: celulares ou tabletes). O número IMEI fornece uma função importante, que identifica um telemóvel específico a ser utilizado em uma rede móvel. O IMEI é uma ferramenta útil para evitar que um aparelho roubado possa acessar uma rede e seja usado para realizar chamadas. Os proprietários de telefones móveis que tiveram seus telefones roubados podem contactar sua operadora de rede móvel e pedir-lhes para desativar um telefone usando o seu número IMEI. Com um número IMEI, o telefone pode ser bloqueado a partir da rede de forma fácil e rápida.
É importante notar que a troca de um cartão SIM não vai impedir um aparelho de telefone celular de ser banido. Números de IMEI são armazenadas nos aparelhos si mesmos, não nos cartões SIM.

IMEI Banco de Dados
A Associação GSM mantém um sistema exclusivo, conhecido como o banco de dados IMEI (IMEI DB). O DB IMEI é um banco de dados central global contendo informações básicas sobre o número de série (IMEI) varia de milhões de dispositivos GSM e 3G (por exemplo, telefones celulares, cartões de dados laptop) que estão em uso em redes GSM do mundo.

O IMEI deve ser exclusivo para cada dispositivo GSM, por isso é preciso haver uma forma de gerir alocações de IMEIs para fabricantes de celulares para garantir que dois dispositivos não são feitas com o mesmo IMEI. A Associação GSM desempenha esse papel, e registra todos os IMEIs que tem alocados no DB IMEI. Ao reservar IMEIs para um fabricante de dispositivo, a Associação GSM armazena algumas informações básicas associadas ao IMEI. Estas informações incluem o nome do fabricante, o modelo de identificação do aparelho associado e algumas das suas capacidades técnicas (por exemplo, faixas de freqüência suportadas pelo aparelho, a classe de potência do aparelhos).

A Associação GSM fornece acesso à DB IMEI aos seus membros, o GSM e operadores de rede 3G em todo o mundo, e aos partidos da indústria qualificado (ex: fabricantes de produtos de gerenciamento de dispositivo). Os operadores de rede usam estas informações do DB IMEI para identificar que tipos de dispositivos estão sendo usados ​​por seus clientes, e quais recursos suas redes devem suportar, de modo que eles possam oferecer e apoiar os mais recentes serviços a seus clientes por meio de suas redes.

O DB IMEI também suporta o que é conhecido como uma "lista negra". A lista negra é uma lista de IMEIs que estão associados com GSM ou dispositivos 3G, que deve ser negado serviço nas redes móveis, porque eles têm sido reportado como perdido, roubado, com defeito ou de alguma forma inadequada para o uso. Anteriormente conhecido como o Registro Central para Identificar de Equipamento (CEIR), a DB IMEI atua como um sistema central para os operadores de rede compartilharem suas listas negras individuais, afim de que os dispositivos banidos (lista negra) por uma rede não possam funcionar em outras redes, mesmo que o SIM cartão no dispositivo seja alterada.

Recuperação de informações de IMEI de um dispositivo GSM
Em muitos dispositivos, o número IMEI pode ser acessado digitando *#06#.
Recuperando informações de IMEI de uma antiga Sony ou Sony Ericsson aparelho pode ser feito inserindo estas teclas: Direito/Esquerda/Esquerda/Esquerda; informações IMEI sobre BlackBerry e em novos dispositivos Sony Ericsson também pode ser encontrado indo às opções, depois de status. No Android a informação IMEI pode ser encontrado sob o título "Sobre Phone" opção de menu no menu de configurações.



Referencias:
http://www.gsmworld.com/our-work/programmes-and-initiatives/fraud-and-security/imei_database.htm
http://www.gsm-security.net/faq/imei-international-mobile-equipment-identity-gsm.shtml
http://en.wikipedia.org/wiki/International_Mobile_Equipment_Identity

Comentários