Man pages em formatos de arquivos digitais

Introdução

As man pages, são as paginas de documentação que normalmente acompanham os programas em Linux. E o Linux possui dois tipos de documentação os manuais (man), e as ajudas, que são índice das opções disponíveis no manual (--help);

Para obter estes auxílios em linux no bash, os comandos são:
para o manual:
$man comando
para a ajuda:
$ comando --help

É possível converter as man pages do Linux para arquivos digitais e assim ter um arquivo imprimível e portável, o qual poderá ser visualizado mais tarde no ghostview, GNU evince, adobe acrobat reader ou qualquer outro visualizador de PDF (Portable Document Format), PS(PostScript) ou outros formatos digitais.

man pages em PostScript

PostScript é uma linguagem de programação especializada para visualização de informações, ou uma linguagem de descrição de páginas, originalmente criada para impressão e posteriormente modifica para o uso com monitores ('display PostScript').

A linguagem fornece uma máquina de pilha e comandos específicos para o desenho de letras e figuras, incluindo comandos de traçado e formas de representação de imagens. Foi desenvolvida pela Adobe, tendo como inspiração uma linguagem desenvolvida na Xerox, a InterPress.

O Linux trabalha com o formato PS nativamente. Podemos obter o arquivo em formato postscript da seguinte forma:
man "comando" -t > "NomeDoArquivo.ps"
A opção -t formata a página em PostScript. O pipe redireciona os dados PS para um arquivo. Esta opção usa "/usr/bin/groff -Tps -mandoc" para formatar as páginas do manual. A saída deste comando pode ter ainda de ser processada por outro antes de a poder imprimir. Exemplo:
$ man ls -t > ls.ps
Transforma a man page do comando 'ls' em um arquivo PostScript chamado 'ls.ps'. BUGS -t só funciona se existir o programa troff ou equivalente.

man pages em Portable Document Format

O PDF (Portable Document Format) é um formato de arquivo desenvolvido pela Adobe Systems para representar documentos de maneira independente do aplicativo, hardware, e sistema operacional usados para criá-los. Um arquivo PDF pode descrever documentos que contenham texto, gráficos e imagens num formato independente de dispositivo e resolução.

O Portable Document Format é um padrão aberto, e qualquer pessoa pode escrever aplicativos que leiam ou escrevam PDF. Há aplicativos gratuitos para Linux, Windows e Macintosh, alguns deles distribuídos pela própria Adobe.

PDF pode ser traduzido em português como Formato de Documento Portátil.

Pode-se obter o arquivo em formato pdf, a partir do ps, da seguinte forma:
$ ps2pdf ls.ps ls.pdf
O comando ps2pdf converte o formato ps para o formato pdf, possibilitando a independência de sistema operacional.

Imprimindo o arquivo direto do terminal:
$ lpr ls.ps $ lpr ls.pdf
Possíveis dependências:
$ apt-get install -y evince ghostscript groff $ aptitude install -y evince ghostscript groff $ yum install -y evince ghostscript groff

Atualizações

Publicado originalmente no http://vivaolinux.com.br em 12/09/2007, mas suas atualizações estarão disponíveis aqui em meu blog.

Referências

man page do comando man
http://pt.wikipedia.org/wiki/Postscript
http://en.wikipedia.org/wiki/Postscript
http://augustocampos.net/revista-do-linux/016/dicas.html

Comentários