Especialistas listam 3 formas de ganhar dinheiro com a bolsa em queda

InfoMoney

SÃO PAULO - O Ibovespa, principal índice da Bovespa, está sofrendo com o pessimismo dos mercados brasileiros, registrando uma queda acumulada de mais de 20% no ano.

Mas o fato de a bolsa estar em queda não significa necessariamente que devemos ficar longe dela. Existem maneiras de ganhar dinheiro no mercado acionário com esse cenário de forte aversão a risco. No entanto, é importante frisar que essas operações normalmente oferecem bem mais risco ao investidor e são, de forma geral, indicadas para pessoas com mais experiência no mercado.


O fato de a bolsa estar em queda não significa que devemos ficar longe dela

O fato de a bolsa estar em queda não significa que devemos ficar longe dela









1 – Operar vendido
Operar vendido consiste em vender uma ação que você não tem na carteira, ou seja, você aluga uma ação e vende ela logo em seguida. Claro que você só deve fazer isso em um cenário com tendência de queda, pois depois de vender as ações, você deve esperar o preço do papel cair para comprá-lo mais barato e devolver ao seu locatário por um preço menor, realizando assim seu lucro com a diferença. Fica mais fácil realizar o lucro operando na ponta vendedora.

De acordo com Clodoir Vieira, economista-chefe da corretora Souza Barros, para operar vendido tem que ser conhecedor do mercado. “O risco é muito grande para quem está começando agora e ainda não entende muito como funciona, por isso só recomendo a estratégia de operar vendido para investidores experientes”, explicou.

Vieira alerta que se as ações subirem depois que você vender, o risco é grande já que aquela operação de aluguel tem uma data de validade e você precisa recomprar as ações para devolvê-las ao dono, mesmo com preço mais caro

2 – Alugar as suas ações
Se você possui ações com estratégia de longo prazo e não pretende vende-las tão cedo, mesmo que o preço dela caia muito no curto prazo, você pode ganhar um dinheiro extra alugando-a e ganhando com a taxa cobrada pelo papel.

Para Paulo Esteves, analista da Gradual Investimentos, esse método de ganhar com o mercado acionário em queda é mais seguro que a estratégia de operar vendido. “No entanto, o lucro que você consegue com a taxa de aluguel é muito inferior do que o montante que você pode ganhar em uma operação bem sucedida na qual você entrou vendido”, disse.

3 – Comprar na baixa
O momento de grandes incertezas, quando os fundamentos são deixados de lado e o mercado acionário despenca,  pode indicar a melhor hora para entrar na bolsa, mas, vale lembrar que, a entrada só será positiva se for feita da maneira correta. Comprar ações para especular em um cenário de volatilidade é muito perigoso, porém, entrar com estratégias de longo prazo pode ser um sucesso.

“Para quem vai comprar visando uma aposentadoria ou uma faculdade do filho, daqui 10 anos, por exemplo, é ótimo, é o melhor momento possível. Esses momentos de pânico são os mais indicados para compra de ações na bolsa. É quando o sujeito que tem sangue frio vai ganhar dinheiro. Este é o melhor momento para entrar na bolsa”, finalizou Vieira.




Comentários