OpenDNS: deixe a sua internet mais rápida

Autor:Thássius Veloso

Quem nunca reclamou da velocidade de sua conexão com a internet é um afortunado. E pode parar de ler esse post neste ponto, já que a dica do dia é para os usuários que querem tentar uma forma de fazer com que o carregamento das páginas ocorra mais rapidamente.

Para isso, primeiro é preciso entender como o DNS (ou Domain Name Servers) funciona. Se você tem um site, certamente já teve que esperar o DNS propagar, mas para a maioria das pessoas esse elemento da internet fica completamente despercebido.

Basicamente, quando você acessa um site através do endereço dele (como http://tecnoblog.net) ou endereço de e-mail (como noreply@tecnoblog.net), na verdade esses nomes são apenas para facilitar a memorização. Ao pressionar o botão “Ir” do seu navegador, ele faz a requisição de acessar o site e começa a procurar o endereço real, que é um conjunto de números: o IP (o IP do servidor do Tecnoblog, no momento em que esse post foi escrito, era 70.32.75.243).

Como eu disse, isso é invisível para a maioria de nós. A grande possibilidade de acelerar a conexão a partir do uso de um provedor de DNS decente é que ele faz com mais facilidade o caminho entre o endereço do site, em palavras, e a localização do servidor do site, em números.

Sempre que o usuário faz sua conexão com a internet, utiliza como padrão o provedor de DNS do prestador de serviço de internet. Quem se conecta pela internet discada do Ig, por exemplo, acaba utilizando o provedor de DNS do próprio Ig; quem se conecta via Speedy, a banda larga da Telefônica, utiliza o provedor de DNS da própria Telefônica. O problema é que os serviços de DNS desses provedores geralmente são lentos e não se mantêm atualizados, de modo que demora demais para que o acesso a um site seja feito.

Pensando nisso, foi fundada em 2006 a OpenDNS. É uma empresa de internet que presta somente o serviço de resolução de DNS. Eles possuem um enorme banco de dados, que armazenam as requisições e as tornam muito mais rápidas. Sem falar que possuem seis servidores centrais nos Estados Unidos e no Reino Unido (quando os provedores de internet brasileiros costumam ter apenas um servidor desse tipo).

Entendendo toda essa parte sobre como DNS funciona e qual é o objetivo da OpenDNS, vamos à parte prática: trocar o provedor de serviço DNS padrão da sua conexão pelo oferecido pela OpenDNS é simplíssimo. Pode ser feito de duas maneiras: no firmware do modem, ou nas configurações do computador.

OpenDNS no modem/roteador

Para quem usa internet banda larga, a melhor opção é inserir as configurações da OpenDNS no próprio modem. Como os softwares que os modems rodam são bastante diferentes, fica complicado dizer como fazer a alteração em cada aparelho existente no mundo. O importante é procurar algo como “DNS Setup” ou “DNS Configuration”.

Configurando a OpenDNS no modem D-Link G624T

Configurando a OpenDNS no modem D-Link G624T

Em casa eu uso o modem/roteador D-Link G624T. A configuração nele fica como na imagem acima. Na primeira linha para inserir o servidor DNS, eu coloquei 208.67.222.222. Na segunda linha, insira 208.67.220.220. Após confirmar as informações e pressionar “Apply”, o modem já está usando a OpenDNS como serviço de DNS padrão – e para todos os computadores da rede.

A OpenDNS montou uma enorme lista com os principais modems e roteadores vendidos atualmente. Ainda que seja em inglês, dá para visualizar nessa página como configurar o seu aparelho.

OpenDNS no computador

Mais uma vez, cada sistema operacional tem sua própria forma de chegar às configurações de DNS. Na OpenDNS você encontra instruções, mas todas em inglês. Como o Windows XP ainda é o OS mais usado no mundo, vamos saber como mudar o serviço de DNS nele: vá em Iniciar > Painel de Controle > Conexões de Rede > clique com o botão direito do mouse na conexão que você utiliza e selecione Propriedades. Na guia Geral há uma listagem de itens que a conexão usa. Você precisa clicar no último deles, o Protocolo TCP/IP.

Marque a caixa que diz “Usar os seguintes endereços de servidor DNS”. Em seguida, insira os seguintes dados:

  • Servidor DNS preferencial: 208.67.222.222.
  • Servidor DNS alternativo: 208.67.220.220.

Clique nos botões “OK” duas vezes e pronto. Seu computador já está usando a OpenDNS como provedor de serviço DNS. Caso você esteja usando o Windows Vista, o procedimento é bastante semelhante. A única diferença é que, quando entrar no Painel de Controle, você deve selecionar na barra lateral para visualizar as opções em formato Clássico. Também é preciso prestar atenção para selecionar o Protocolo de Internet Versão 4 (ou TCP/IPv4). Deve ficar parecido com a imagem abaixo.

Configurando a OpenDNS em cada PC individualmente (Windows Vista)

Configurando a OpenDNS em cada PC individualmente (Windows Vista)

Ok, já instalei. E agora?

É provável que o seu computador ainda leve um tempo para utilizar completamente a resolução de servidores DNS da OpenDNS. Para agilizar esse processo, pressione e segure a Winkey (tecla com o símbolo do Windows, que fica ao lado do Ctrl esquerdo) seguida da letra R. Quando a caixa de diálogo Executar abrir, digite cmd e pressione Enter. Agora, digite ipconfig /flushdns e pressione Enter novamente. Muito provavelmente o computador limpou os resquícios de resoluções DNS que estavam salvos nele.

Para confirmar de vez que você já está usando o serviço provido pela OpenDNS, tanto através da mudança de configuração no computador quanto no modem, abra seu navegador e tente acessar o endereço http://www.opendns.com/welcome/. Se você der de cara cara com a imagem abaixo, é sinal de que deu tudo certo. A partir de agora sua navegação será mais rápida, porque você chegará ao site que deseja visitar com mais rapidez.

Mensagem de boas vindas da OpenDNS. Clique para ampliar.

Mensagem de boas vindas da OpenDNS. Clique para ampliar.

Claro que se você tem uma conexão discada, não adianta que não vai conseguir acessar uma página como se tivesse conexão de 100mbps japonesa. Mas a dica continua valendo, principalmente porque não corremos mais o risco de ficar sem acessar um site porque o IP dele mudou mas o servidor DNS mequetrefe que atende o provedor de internet não foi atualizado.

Num próximo artigo aqui no Tecnoblog, irei tratar de outras funcionalidades gratuitas que a OpenDNS oferece e que poderão facilitar sua navegação diária ou mesmo ajudá-lo a proteger seus filhos de conteúdo impróprio ou indesejável.

Siga o Tecnoblog no Twitter

Comentários

Anônimo disse…
Eu uso Speedy mas altero o DNS na guia 'Geral' da minha conexão local e não surte efeito... Eu teria que mudar o DNS na guia 'Rede' da conexão PPPoE do Speedy também?