MongoDB

Introdução

MongoDB é uma aplicação de código aberto, de alta performance, orientado a documentos sem esquemas.

Foi escrito na linguagem de programação C++.

MongoDB é acrônimo do inglês humongous, em português "gigantesco".

Além de orientado a documentos, é formado por um conjunto de documentos JSON.

JSON com pronuncia Jay-son, é acrônimo para JavaScript Object Notation, destacado por ser um formato leve para intercâmbio de dados computacionais. E o JSON possui um subconjunto da notação de objeto de JavaScript, e seu uso não requer JavaScript. O formato JSON é definido pela RFC 4627, e seu media-type oficial é application/json e a extensão é .json.

Este sistema gerenciador de banco de dados (SGBD) é NoSQL, e dessa forma muitas aplicações podem modelar informações de modo natural, pois os dados podem ser aninhados em hierarquias complexas e continuar indexáveis com facilidade de busca.

NoSQL é um termo genérico para uma categoria de banco de dados não-relacionais que rompe uma longa história de banco de dados relacionais com propriedades ACID (Atomicidade, Consistência, Isolamento e Durabilidade).

O desenvolvimento de MongoDB começou em outubro de 2007 pela 10gen, e a primeira versão pública foi lançada em fevereiro de 2009.

Base de Dados

Um registro em MongoDB é um documento, com estrutura de dados composta de pares(campo e valor). Documentos MongoDB são semelhantes aos objetos JSON. Os valores dos campos podem incluir outros documentos, matrizes e matrizes de documentos.

As vantagens são:

  • Documentos (ou objetos) correspondem a tipos de dados nativos na muitas linguagens de programação;
  • Documentos e matrizes incorporadas reduz a necessidade de joins complexos.
  • Esquema dinâmico suporta polimorfismo facilmente.

Alta Performance

MongoDB fornece persistência de dados de alto desempenho. Em particular, suporte para modelos de dados incorporados reduzindo a atividade de I/O no sistema de banco de dados; e suporte a consultas mais rápidas de Indices, inclusive em documentos e matrizes incorporadas.

Alta Disponibilidade

Para proporcionar alta disponibilidade e facilidade de replicação, o fornecer MongoDB oferece failover automático e redundância de dados.

Auto Estalabilidade

MongoDB oferece escalabilidade horizontal, como parte de sua funcionalidade principal, que inclui: Compartilhamento automático distribuído em cluster de máquinas e redundância read-only para baixa latência e alto rendimento.

Referência

http://docs.mongodb.org/manual/

Comentários