Famílias consomem menos e freiam o PIB

Destak : "A economia brasileira mostrou força de janeiro a março, com expansão de 1,3% sobre o final de 2010. Porém, após as medidas adotadas pelo governo para combater a inflação, já há sinais de 'acomodação', como a desaceleração do consumo das famílias.

O consumo das famílias avançou 0,6% no primeiro trimestre sobre o período imediatamente anterior, quando havia sido de 2,3%. É o resultado mais baixo desde o quarto trimestre de 2008.

Segundo Rebeca Palis, economista do IBGE, a massa salarial cresceu menos no trimestre. Os preços mais altos e o crédito mais caro também afetaram o consumo.

'É o efeito das medidas que o Banco Central adotou para desaquecer o consumo afetando setores que dependem de crédito, como veículos', afirmou Rebeca.

O BC vem trabalhando para esfriar a economia, num esforço para reduzir a inflação. Em dezembro, adotou medidas para conter a expansão do crédito. Em janeiro, iniciou um ciclo de aperto monetário. No mercado, a expectativa é de que o banco promova mais um aumento de 0,25 ponto no juro nesta semana, a 12,25%."

Comentários