segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

linuxdescomplicado.com.br

Os 10 melhores editores de imagens para Linux | Linux Descomplicado

by Ricardo Ferreira · 25 de junho de 2013

Para muitos, o Adobe Photoshop é um programa de edição de imagens insubstituível. Migrar para o Sistema Linux sem encontrar uma alternativa satisfatória; acaba sendo um grande empecilho para quem precisa de aplicações desse gênero. Portanto, quem está disposto em conhecer diversas alternativas que podem satisfazer as principais funcionalidades encontradas neste programa; deve conhecer essa lista com 10 programas, para edição de imagens, suportados pelos Sistemas Linux!

Darktable

Promove a rápida edição e armazenamento de fotos digitais, em formato RAW (disponível em quase todas as máquinas fotográficas atuais). Permite que o usuário importe uma grande quantidade de fotos automaticamente a partir de uma câmera ou cartão de memória. Para quem ja usou ou conhece o Adobe LightRoom, não terá nenhuma dificuldade.

Site OFICIALhttp://www.darktable.org/

DigiKam

O DigiKam é uma suíte de aplicativos para organização, edição e visualização de imagens. Ele possui opções para edição de imagens. O editor é simples, mas bem eficaz. Possui vários plugins que podem ajudar na correção de imagens, sem a necessidade de muito trabalho, além de efeitos especiais e filtros.

Site OFICIALhttp://www.digikam.org/

Fotoxx

Fotoxx é um software muito simples de se utilizar que possibilita aplicação de efeitos, transformação e correção de imagens e fotos. Ele também disponibiliza a funcionalidade de Panomara. Através dele é possível unir duas ou mais imagens em uma só, criando assim fotos panorâmicas.

Site OFICIALhttp://www.kornelix.com/fotoxx.html

F-Spot

F-Spot é um gerenciador de fotos, especializado em organizar imagens em álbuns, desenvolvido para o ambiente gráfico Gnome. O programa permite a edição de fotos em tempo real, através da própria interface do gerenciador.

Site OFICIALhttp://f-spot.org/

GIMP

O GIMP, sigla de GNU Image Manipulation Program, é tido como a alternativa gratuita ao Photoshop, possivelmente o mais conhecido editor de imagens comercial. Com ele é possível fazer muitos tipos de manipulação e criação de imagens.

Site OFICIALhttp://www.gimp.org/

Photivo

O Photivo é um editor de imagens desenvolvido com o foco em usuários mais experientes no assunto, pois traz muitas funcionalidades avançadas para manipulação de fotografias. O grande diferencial desse aplicativo é a possibilidade de trabalhar com arquivos no formato RAW, como o Darktable (citado acima). Possui integração com o Gimp (importação e exportação).

Site OFICIALhttp://photivo.org/

Rawstudio

Rawstudio é um completo e simples editor desde o qual você vai editar suas imagens no formato RAW. É compatível com os arquivos RAW gerados por uma ampla variedade de câmeras digitais, incluindo Nikon e Canon. Entre outros ajustes, permite modificar o balanço dos brancos, o contraste e o tom mas também a saturação, a exposição, o canal RGB, gamma e a escala, com o histograma ao alcance. Está otimizado para MMX, 3dnow e SSE, trabalha rápido e exporta a PNG. Possui integração com o Gimp.

Site OFICIALhttp://rawstudio.org/

RawTherapee

É um programa bastante completo para quem precisa ajustar fotos de câmeras digitais, que normalmente são no formato “.raw”. Embora seja para manipulação de arquivos .raw, o programa pode importar arquivos de outros formatos mais populares como JPEG, TIFF e PNG e ser usado em complemento com o GIMP.

Site OFICIALhttp://rawtherapee.com/

Shotwell

Shotwell é um gerenciador de imagens leve que permite aos usuários organizar e visualizar imagens de uma maneira muito conveniente. Você pode importar a biblioteca de imagens de uma câmera ou de qualquer outro local para gerenciar facilmente as imagens.

Site OFICIALhttp://www.yorba.org/projects/shotwell/

UFRaw

O UFRaw permite que você edite todas as informações da imagem, melhorando toda e qualquer característica que sinta necessidade. Possui integração com o Gimp.

Site OFICIALhttp://ufraw.sourceforge.net/

Artigo baseado em Fonte

Ricardo Ferreira

Fundador do Linux Descomplicado - LD.

Sempre em busca de novos conhecimentos, preza por conteúdo de qualidade e auto-explicativo. Por isso, persiste em criar um site com artigos relevantes para todos os leitores do Linux Descomplicado!

Últimos posts por Ricardo Ferreira (exibir todos)

Comentários

comentários

0 comentários: