Conhecendo o Tmux — Parte 1

Conhecendo o Tmux — Parte 1

Volta e meia converso sobre ferramentas de trabalho com as pessoas e falo do Tmux, para alguns é novidade e sempre tento dar uma resumida em como usar, mas mostro muito pouco, a idéia deste texto é mostrar mais coisas legais, garanto que no final terá uma boa base para trabalhar com o tmux e não saberá como viver sem ele!
Para não ficar longo e até ter um feedback dos amigos, decidi dividir o tutorial, acredito que ele terá mais 1 ou 2 partes.

O que esperar destes tutoriais

  • Entenderá o que significa window, pane, session,etc..
  • Aprenderá a usar os atalhos;
  • Aprenderá a configurar os atalhos, deixando o tmux com sua cara;

Extras

  • Aprenderá a instalar e configurar uma statusbar lindona;
  • Aprenderá outros comandos que podem facilitar seu trabalho, mas que só vale conhecer depois de estar acostumado a usar os comandos básicos.Este te dará poderes extras!
Antes de começar quero avisar que muita coisa inicialmente pode não fazer sentido ou parecer difícil aplicar, mas garanto que quanto mais usar o tmux mais entenderá e usará estes comandos.

Você pode instalar o tmux com brew,apt,yum,etc.., o problema é que o pacote pode não ser o mais recente. Sugiro instalar o tmux desta forma:

No momento que escrevo este tutorial a versão mais recente é a 2.1, para conferir a versão acesse o repositório oficial , e mude os três primeiros comandos para versão que fez o download.

$ wget https://github.com/tmux/tmux/releases/download/2.1/tmux-2.1.tar.gz
 $ tar -zxvf tmux-2.1.tar.gz
 $ cd tmux-2.1
 $ ./configure && make
 $ sudo make install

Quando abrir seu terminal e escrever tmux irá ver uma barra na parte inferior do seu terminal.Como na imagem Abaixo:

Tmux com configurações default
O Atalho “base” do tmux é ctrl b, para evitar mostrar a tecla e facilitar, sempre que citar a tecla leader estarei falando sobre esta combinação.

Sessão

Quando você executa tmux você cria uma sessão, isso quer dizer que se deixar algum comando executando e fechar seu terminal este comando continuará executando, claro que é possível acessar novamente a sessão criada.
Primeiro vamos olhar as sessões criadas, execute tmux ls , este comando te mostrará as sessões criadas, este é um exemplo:

0: 2 windows (created Sun Mar 20 13:48:19 2016) [80x23]

O 0 é o nome da sessão, 2 windows significa que tem 2 windows abertas na sessão, o timestamp da criação e o tamanho.
Primeiro vamos aprender a renomear a sessão, dentro do tmux execute leader $, na barra de status aparecerá um 0 que é o nome atual da sessão, apague e escreva um nome para ela, no meu caso escrevi tmux, agora com o comando tmux ls nos retornará:

tmux: 1 windows (created Sun Mar 20 13:50:38 2016) [80x23]

Se digitarmos no terminal tmux criaremos outra sessão, mas se quisermos acessar a sessão já criada usamos o comando tmux attach -t nome_da_sessão onde nome_da_sessão é o nome exibido antes de : no nosso caso seria tmux.
Se estivermos dentro de uma sessão e queremos acessar outra podemos usar o leader s. Este comando exibirá as sessões criadas, onde a que estiver (attached) é a sessão que está acessando. Para navegar pode usar as setas ou para os fãs de VIM pode usar as teclas j e k , para selecionar a sessão basta apertar a tecla enter.

Básico sobre window

O tmux permite criarmos windows, ou seja seria novas janelas de terminal dentro da mesma sessão.

Para criar nova janela no tmux digitar leader c, com isso notará que criou uma nova window no seu terminal.
Para navegar entre as janelas basta digitar leader e algum destes comandos, sendo:
n => Next, ou seja para próxima janela;
p => Previous, ou seja para janela anterior:
0..9 => Acessar uma janela específica, quando temos várias windows abertas digitar o número faz mais sentido(por exemplo temos 3 janelas abertas, estou na 0 e quero acessar a 2 basta digitar leader 2);
, => para renomar a janela, isso é muito útil para saber o que está executando na janela;
& => para matar esta janela, também pode digitar exit que funcionará da mesma forma;

Básico sobre pane

O tmux permite dividir a window ou seja podemos dividir a tela na posição horizonal ou vertical.

Para criar um pane primeiro precisamos conhecer as 2 opções para isso,sendo:
% => Divide a janela verticalmente;
=> Divide a janela horizontalmente;

Para navegar entre os panes use leader seta, agora te apresento alguns comandos úteis:
!
=> Converte um pane em window;
x => Para matar o panel, também podemos usar o exit ou o x para matar uma window;
z => Se quiser dar zoom em um pane, imagine o cenário onde tem 4 pane criada na tela e um deles está exibindo um log, em algum momento você precisa de mais espaço para ver esta informação, com o z você verá este pane como uma window, mas se repetir o comando voltará como estava, ou seja 4 panes criados;

Na parte 2 vou falar sobre a configuração do arquivo tmux.conf, que é onde a brincadeira vira coisa séria.Se o texto não ficar muito longo(dúvido) eu mostro como configurar a statusbar e deixar como a essa,senão ficará para parte 3.

Comentários