O que é o Tesouro Direto

O que é o Tesouro Direto

Ótimo investimento para quem busca segurança e tranqüilidade!

O Tesouro Direto é um programa de compra e venda de títulos públicos para pessoas físicas, desenvolvido pelo Tesouro Nacional em parceria com a CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia). Na prática, consiste na oferta de títulos públicos de renda fixa para pessoas físicas.

É simples e você não precisa de muito dinheiro para começar a aplicar. A partir de, aproximadamente, R$ 100,00, você já pode investir com segurança e comodidade, diretamente pela internet.

Os títulos de renda fixa podem ser pré ou pós-fixados. A cada título lançado é definida a data de vencimento e o índice de correção, como por exemplo, a Selic, o IGP-M ou o IPCA.

A Ágora é o agente de custódia que oferece uma das melhores taxas do mercado e está entre as cinco instituições* no ranking do Tesouro Direto.

Existem alguns tipos de títulos, cada um deles com características específicas. Conheça os títulos e escolha o mais adequado à sua estratégia de investimento.


NTN-F - Nota do Tesouro Nacional – série F

Título com rentabilidade prefixada, acrescida de juros definidos no momento da compra;
Forma de Pagamento: semestralmente (juros) e no vencimento (principal).

NTN-C - Nota do Tesouro Nacional – série C

Título com rentabilidade vinculada à variação do IGP-M, acrescida de juros definidos no momento da compra; Forma de Pagamento: semestralmente (juros) e no vencimento (principal).

NTN-B - Nota do Tesouro Nacional – série B

Título com rentabilidade vinculada à variação do IPCA, acrescida de juros definidos no momento da compra; Forma de Pagamento: semestralmente (juros) e no vencimento (principal).


LFT - Letra Financeira do Tesouro

Título com rentabilidade diária vinculada à taxa de juros básica da economia (taxa média das operações diárias com títulos públicos registrados no sistema SELIC); Forma de pagamento: no vencimento.

LTN - Letra do Tesouro Nacional

Título com rentabilidade definida no momento da compra; Forma de pagamento: no vencimento.


Clique nos links abaixo para:

* Fonte: Tesouro Nacional (http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro_direto).

Comentários