Via Interbairros






Via Interbairros atenderá 800 mil motoristas

A Via Interbairros, que ligará o Setor Policial Sul a Samambaia, passando pelo Guará, Águas Claras e Taguatinga, servirá de alternativa aos motoristas que enfrentam engarrafamentos diários na parte sul do Distrito Federal. Atualmente, as opções de deslocamento entre essa região e o Plano Piloto são a Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) e a Estrada Parque Taguatinga (EPTG), que já estão saturadas. A nova pista será construída paralelamente entre as duas vias e custará cerca de R$ 500 milhões. Parte da obra será paga com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e a outra, com a venda de terrenos às margens da via. Cerca de 800 mil pessoas serão beneficiadas.

O primeiro trecho, que liga o Guará ao fim da Asa Sul, deve ficar pronto até dezembro próximo. A continuação do Guará até Samambaia está prevista para 2011. A licitação da obra completa será aberta no próximo mês e os primeiros trabalhos em torno da pista serão realizados em abril. Enquanto isso, o governo espera a licença do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), já que a via passa por uma área ocupada hoje por cerrado. Para o secretário de Obras, Jaime Alarcão, a Interbairros será muito mais que uma opção de tráfego para os brasilienses. "Além de melhorar o trânsito, a via vai criar possibilidades de desenvolvimento urbano", acredita.

Cinco setores habitacionais ocuparão as margens da via: dois no Guará e três em Águas Claras. Este primeiro trecho, de 6km, será pago com os recursos da venda dos terrenos. Os outros 16 km, por onde passa a rede elétrica de Furnas, ficarão a cargo do governo local. A nova via de 22km ligará Samambaia, na altura da estação do metrô, até o Setor Policial Sul, na altura do cemitério Campo da Esperança. Ao longo do caminho, passará entre o Guará 1 e 2 e seguirá até Águas Claras e Taguatinga. Com três faixas em cada sentido, a via comportará cerca de 60 mil carros de uma só vez e ajudará a desafogar o trânsito das outras duas pistas paralelas.

Falta opção

Atualmente, a maior reclamação dos moradores da parte sul do Distrito Federal é a falta de opção para se deslocar até o Plano Piloto. Cerca de 130 mil veículos passam pela EPTG todos os dias. Em horários de pico, os motoristas demoram até 1h30 para percorrer a via. Para fugir do congestionamento, muitos motoristas de Águas Claras, Park Way, Vicente Pires e Taguatinga escolhem a Estrada Parque Vicente Pires (EPVP) como refúgio. Ali, o problema se repete.

O tráfego lento também causa transtorno para o motorista na saída do Guará e no semáforo em frente ao Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), que dá acesso à sede da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). Esse trecho, no entanto, ganhará uma nova cara com as obras da Linha Verde. A estrada terá duas faixas marginais em cada sentido e 17 passarelas para pedestres. Os ônibus, que disputam espaço com carros, contarão com uma pista de rolamento exclusiva próximo ao canteiro central. Financiada em R$ 244 milhões, a obra também faz parte do Programa Brasília Integrada.

A estudante Lana Dutra Caetano, 24 anos, costumava enfrentar engarrafamentos diariamente para se deslocar de Taguatinga para a Asa Norte. Este ano, ela decidiu estudar para concurso em uma escola perto de casa. "Em determinado ponto da EPTG, a gente pegava a Estrutural para seguir até a faculdade. Ali tinha menos engarrafamento", contou. Ela acredita que a construção da Via Interbairros vai melhorar a qualidade de vida dos moradores da região sul que precisam se deslocar diariamente ao Plano Piloto. Ainda assim, Lana garante que se mudará para o Plano Piloto quando passar no cargo público para evitar qualquer transtorno relacionado ao trânsito. "Deus me livre. Não quero mais aquela rotina", disse.

Fonte: Administração RA X Guará

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