Estudar no exterior pode ser mais fácil do que você imagina

Você tem facilidade com alguma língua estrangeira? Acabou de terminar o Ensino Médio ou a sua primeira faculdade? Já se prepara para começar um curso de graduação? Tem vontade de conhecer outros países? Então essa matéria é pra você, que pode (e deve) fazer uma faculdade no exterior. E como o assunto é rodeado de fantasmas, o Catraca Livre resolveu conversar com quem já foi, quem vai e com quem pode te ajudar a ir.

De acordo com Bruno Seixas da agência STB “é recomendável que se comece o processo com um ano de antecedência em relação ao início desejado para poder definir o curso e escola ideais.” Bruno afirma que o primeiro passo é o planejamento, tanto financeiro como o tempo que deseja ficar fora do país. Além disso, o domínio da língua do país para onde deseja ir é imprescindível. “Algumas universidades oferecem suporte para o estudante que precisa ainda desenvolver o inglês e, então, oferecem aulas de inglês para prepará-lo melhor para o ambiente acadêmico”, indica Bruno.

Agências de intercâmbio e a sua própria faculdade podem facilitar o processo, que pode durar anos, ou apenas um semestre do seu curso. O site European Comission oferece diversos cursos de pós graduação em países da Europa, além de suporte financeiro e instruições para quem quer estudar no continente. Lívia Lanzoni, estudante de jornalismo, conseguiu uma bolsa de estudos em 2008 para cursar seis meses o curso de Ciências da Comunicação na Universidade Técnica de Lisboa, em Portugal. A estudante participou de um processo seletivo em sua faculdade no Brasil, com parceria da Fundação Luso-Brasileira. “Participei do processo que dependia das minhas notas, que tinham que ser altas. Além disso, tive que fazer um texto e ter cartas de recomendação dos meus professores”, lembra Lívia. Para ela, ficar seis meses longe dos pais e ter que dividir o quarto e aprender a administrar o dinheiro foi a parte mais difíceis do processo de adaptação.

Confira algumas dicas que nossa equipe separou para te ajudar na hora de decidir estudar no exterior:

- Fique sempre atento ao mural da sua universidade. É lá que eles divulgarão todos os processos de bolsas de estudo para cursos no exterior.

- Planeje seu tempo e seu dinheiro. Lembre-se que além do intercâmbio, você terá tempo de viajar e conhecer outras cidades.

- Morar longe dos pais pode ser o maior desafio. Sentir-se seguro e maduro deve ser primordial.

- Escolha um país com o qual tenha intimidade com o idioma. Embora algumas universidades ofereçam suporte para isso, o ideal é chegar à Universidade com facilidade na comunicação.

- Tenha todos os documentos em mãos. Estudar no exterior pode ser um processo muito burocrático e se atrapalhar com os documentos só vai atrasar o processo.

- Busque ajuda de agências especializadas. Você pode pular passos e ter a certeza de que está fazendo a coisa certa.

Fonte: Catraca Livre

Comentários