Mercado europeu recua por conflitos no norte da África

As bolsas de valores da Europa fecharam em baixa nesta terça-feira, com preocupações sobre os conflitos políticos no Oriente Médio e no norte da África fazendo alguns investidores realizarem lucros em ações de bancos e companhias de energia.

O índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 caiu 0,7 por cento, para 1.161 pontos. O mercado retomou a queda da semana passada, que foi gerada pela violência crescente na Líbia, país membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

"Até agora, isso tem sido apenas um recuo leve em um rali quase ininterrupto desde a correção que tivemos em maio. A tendência de alta do mercado está intacta, não há sinais vermelhos aqui, então a queda é claramente uma boa oportunidade para comprar", disse Vincent Ganne, analista técnico da IG Markets, em Paris.

O índice STOXX do setor bancário caiu 1,8 por cento, com Société Générale perdendo 3,4 por cento e o HSBC recuando 3 por cento. O índice, que tem superado o mercado geral nos últimos três meses, ainda acumula alta de 9,4 por cento neste ano.

As ações do setor de energia também perderam força apesar da alta do petróleo, com preocupações do investidor sobre os riscos da oferta reduzida aos resultados das companhias.

Os futuros do petróleo subiam 1,62 por cento, a 98,62 dólares o barril.

Em LONDRES, o índice Financial Times fechou em baixa de 0,97 por cento, a 5.935 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,67 por cento, para 7.223 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 1,05 por cento, para 4.067 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 1,07 por cento, para 22.227 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 retrocedeu 0,82 por cento, para 10.761 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 encerrou em queda de 0,09 por cento, para 7.988 pontos.



Fonte: AE

Comentários