Veja as primeiras impressões do Xoom, tablet da Motorola

Aparelho é considerado o primeiro grande concorrente do iPad.
Com tela de 10,1 polegadas, tablet roda o sistema 'Honeycomb'.

Caixa do tablet Xoom, da Motorola (Foto: Gabriel dos Anjos/G1)
Caixa do tablet Xoom, da Motorola

A Motorola apresentou na terça-feira (12), seu primeiro tablet que chega ao mercado brasileiro, o Xoom. O G1 teve acesso ao aparelho com o sistema operacional Android 3.0 que estará disponível pelas três principais operadoras brasileiras nas próximas duas semanas a partir de R$ 1,9 mil (versão com Wi-Fi e 32 GB). A pré-venda do tablet começou na terça-feira.

Confira as primeiras impressões do tablet::

Design
O Xoom tem um desenho limpo, sem teclas na frente. Para ligar o aparelho, deve-se pressionar um botão na parte traseira próximo à câmera. Isso pode levar à pergunta: "onde liga?". Uma vez achado o botão, é dado o boot que apresenta o logo da Motorola e a inscrição "Dual Core Technology", em menção ao processador de núcleo duplo de 1 GHz.

Botão de ligar fica na parte traseira no tablet Xoom, da Motorola (Foto: Gabriel dos Anjos/G1)
Botão de ligar fica na parte traseira


Interface

Após ligado, o usuário encontra uma tela que deve ser desbloqueada tocando num ícone de um cadeado. Uma vez feito isso, aparece outro cadeado para o qual deve-se arrastar um círculo para, então ter acesso ao sistema. Não há mensagem informando o que deve ser feito, o que pode deixar,mais uma vez, o usário meio sem saber o que fazer.

Em seguida, o menu inicial apresenta uma janela em forma de widget que pede para acessar uma conta do Gmail. Após essa configuração, o usuário tem acesso aos e-mails e fotos do serviço de álbum digital Picasa.

Um recurso interessante do teclado virtual é a tecla ".com" que adiciona o sufixo dos endereços da internet, bastante útil quando se preenche campos com e-mails ou URLs. Mantendo-o pressionado, abre opções para as variações ".gov", ".net" ".org" e ".edu".

Tela inicial do Motorola Xoom (Foto: Gabriel dos Anjos/G1)
Tela inicial do Motorola Xoom

O recurso facilitador de digitação, Swype, não vem pré-instalado no Android 3.0. Quem está acostumado a usá-lo em smartphones nas versões anteriores do sistema do Google, certamente sentirá falta dele. Uma busca na Loja virtual Android Market para ver se existe um app que o adicione, retorna 61 resultados e nenhum tem a ver com o que se quer.

Peso
Com 730 g, o tablet da Motorola tem o mesmo peso da primeira versão do iPad da Apple com Wi-Fi e 3G e é cerca de 120g mais pesado que o iPad 2.

Multimídia
O Xoom possui saída HDMI para exibir filmes em HD (720p) numa TV e, diferente do iPad, tem suporte para sites com conteúdo em Adobe Flash. Com tela sensível ao toque de 10,1 polegadas, o tablet tem câmera de 5 megapixels para capturar vídeos em alta definição e webcam de 2 megapixels para videoconferências. O aparelho também possui conexão Wi-Fi e 3G.

Tablet Xoom vem acompanhado de uma cabo USB e fonte de alimentação (Foto: Gabriel dos Anjos/G1)
Tablet Xoom vem acompanhado de uma cabo USB e fonte de alimentação

Fotos: Gabriel dos Anjos
Fonte: G1

Comentários