BC divulga cartilha com novas regras dos cartões de crédito


O Banco Central publicou ontem cartilha didática, aos consumidores, com as novas regras dos cartões de crédito e débito. Algumas dessas medidas entram em vigor no próximo dia 1º de junho. O documento, disponível no link www.bcb.gov.br/pec/appron/apres/cartilha.pdf, possui oito páginas coloridas com informações em forma de perguntas e respostas.

Entre as mudanças está a redução de tarifas cobradas dos usuários dos cartões e o aumento do pagamento mínimo na fatura dos cartões, dos atuais 10% para 15%.

Para o presidente do Banco Central (BC), que fez ontem seminário sobre o tema, as novas regras visam "evitar o endividamento excessivo das famílias".

Comparação de tarifas

Com as normas, os correntistas terão condições de comparar preços de tarifas e anuidades de cartão de crédito e assim escolher o produto que seja mais adequado, avalia o chefe de Normas do BC, Sergio dos Anjos.

Uma das novas regras é que os bancos terão que oferecer apenas duas opções de cartões, o básico e o diferenciado, associado a programas de benefícios. No caso do cartão básico, a anuidade deve ser a menor entre todos os cartões ofertados.

Também ficou definida a redução de 80 tarifas para cinco. Essa regra vale no dia 1º de junho para cartões emitidos a partir dessa data; para quem já tem cartão ou contratará até 31 de maio, ela valerá só em 1º de junho de 2012.

Fopnte: Destak

Comentários