Cadastro positivo: efeito ainda demora seis meses

Vai levar pelo menos seis meses até que os juros cobradas pelos bancos caiam em consequência da aprovação, pelo Congresso, do cadastro positivo.

Essa é a opinião do superintendente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Marcel Solimeo, segundo o Jornal da Tarde.

O projeto do cadastro positivo, uma espécie de lista de bons pagadores que poderá ser consultada por bancos e lojas, só aguarda sanção presidencial para entrar em vigor.

A ideia é que um cliente com bom histórico de crédito possa ser beneficiado com juros menores. Isso porque, em teoria, os bancos correm risco menor de sofrer "calote" de clientes que figurarem no cadastro.

Prejuízo? O cadastro do bom pagador pode, porém, ser prejudicial a muita gente, diz a Cristiano Fernandes, jurista da Advocacia Fernandes. "Se pensarmos de forma mais ampla, quem nunca pegou um empréstimo, por exemplo, será prejudicado, pois não terá a referência de dívidas anteriores. Além disso, os excelentes pagadores que optem pelo pagamento à vista também não teriam essa referência", diz ele.
Fonte: Destak

Comentários