Taxa para financiamentos do BNDES é a menor da história

A taxa de juros de longo prazo (TJLP) foi mantida em 6% ao ano, o menor nível da história. O índice foi definido hoje (29) pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em reunião extraordinária.

A decisão era esperada para amanhã (30), mas foi antecipada para que o valor pudesse ser divulgado na última edição de junho do Diário Oficial da União. A taxa precisa ser publicada antes do fim do trimestre para poder entrar em vigor em 1º de julho.

A taxa é usada nos financiamentos concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A cada três meses, o CMN fixa o nível da taxa para o trimestre seguinte. O conselho é composto pelos ministros da Fazenda, Guido Mantega; do Planejamento, Paulo Bernardo, e pelo presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.

A TJLP está no mesmo patamar desde junho de 2009, quando foi reduzida como medida de estímulo à economia, durante a crise financeira internacional. Anteriormente, a taxa havia ficado em 6,25% ao ano por oito trimestres.

Criada em 1994, a taxa de juros é definida como o custo básico dos financiamentos concedidos ao setor produtivo pelo BNDES. A taxa é definida com base na meta de inflação calculada proporcionalmente aos 12 meses seguintes ao primeiro mês de sua vigência e um prêmio de risco, que segue o risco país.
Fonte: Agencia Brasil

Comentários