Links em LaTeX

Republicação de Antero Neves em aprendendolatex: Links em Latex
Quando falo em links, lembro-me de 3 tipos diferentes:

Os que vão para um determinado local no mesmo documento;
Os que nos levam para uma página web;
Os que abrem uma determinada aplicação e um ficheiro externo ao documento.
É possível que haja outro tipo, mas para os meus documentos nunca precisei de outros…

Primeiro, para fazer um link num documento necessitamos de colocar no preâmbulo a linha:

\usepackage[pdftex]{hyperref}
O package que se carrega é o hyperref, encontra-se um manual sobre ele aqui. E podemos então começar a construir os links! 1. Os links no próprio documento podem ser muito úteis, principalmente num documento grande em queremos que a pessoa que está a ler se dirija ao local adequado sem perder muito tempo. Há várias formas de realizar esta tarefa. A que vou colocar aqui é a que me parece mais eficiente. Usamos dois comandos, o primeiro no local destino – \hypertarget – e o segundo no local onde queremos o link – \hyperlink. O uso de ambos é muito simples! No local de destino colocamos:
texto texto texto \hypertarget{label}{texto destino} texto texto texto...
O label será o nome identificativo do local, o texto destino é o texto que aparece no documento. No local do link colocamos:texto texto texto \hyperlink{label}{texto} texto texto texto... Mais uma vez label será o nome identificativo usado também em hypertext, o texto será aquele que quisermos e que aparecerá também escrito no documento. Exemplo:
Mais à frente, no meu texto, quero que ao carregar em aqui o texto venha parar a esta \hypertarget{lugar1}{palavra}.
… Se carregar \hyperlink{lugar1}{aqui} vou parar ao lugar indicado acima. 2. Já os links para páginas web são feitos de uma forma mais simples. Usando o comando \href com a seguinte sintaxe:
\href{url}{texto}
Exemplo:\href{http://aprendolatex.wordpress.com}{Blog de \LaTeX}. Ou, se quisermos que apareça o link completo em vez de texto, usamos o comando \url:
\url{url}
Exemplo:\url{http://aprendolatex.wordpress.com} 3. Para abrir um documento externo a partir do documento .pdf usamos o comando \href referido acima, mas do seguinte modo:
\href{run:caminhodoficheiro}{texto}
Exemplo:\href{run:d:/videos/matematica/diadopi.avi}{Dia do Pi}. De notar a presença do run, a inexistência de acentuação ou ç no caminho do ficheiro e também o uso de / em vez de \.

Comentários