Site que ajuda pessoas endividadas a saírem do sufoco é lançado no Brasil - InfoMoney

Site que ajuda pessoas endividadas a saírem do sufoco é lançado no Brasil - InfoMoney

Em um País onde 61,2% das famílias estão, de alguma forma, endividadas, a primeira plataforma de gestão financeira que auxilia na resolução de dívidas acaba de ser lançada com a missão em ajudar a diminuir este índice.

O GuiaBolso é uma ferramenta on-line idealizada pelos ex-consultores da McKinsey & Company, o norte-americano Benjamin Gleason e o brasileiro Thiago Lobato Alvarez. A startup oferecer um serviço de consultoria financeira, on-line e gratuito, que ajuda as pessoas a entenderem, gerenciarem e melhorarem sua vida financeira por meio de recomendações personalizadas.

Além de ajudar a organizar e explicar a situação financeira do usuário, Gleason afirma que o GuiaBolso dá dicas de como resolver problemas de dívidas e economizar mais. “Para uma pessoa com dívidas, os impactos são significativos e começam a surtir efeito rapidamente. Em alguns casos, usuários já conseguiram reduzir 30% da dívida com as dicas do site”, comenta.

O executivo diz que o GuiaBolso pode trazer uma economia de até 10% nos gastos mensais, de acordo com os números obtidos a partir dos usuários da fase beta do projeto.

Como funciona
Para começar a utilizar os serviços - e tentar sair do sufoco - o usuário precisa se cadastrar no site www.guiabolso.com.br e informar a renda, principais despesas, dívidas, compras parceladas, etc. Após esse passo, o sistema traz um panorama da situação geral do usuário, definindo-o de acordo com quatro perfis financeiros: em apuros, no limite, poupador e investidor.

“Esses perfis foram criados após extensa pesquisa com consumidores feita pelo próprio GuiaBolso, na qual analisamos e interpretamos as necessidades financeiras dos pesquisados”, explica Thiago Alvarez.

A partir dessa classificação inicial, a plataforma gera recomendações específicas à situação de cada usuário. Caso tenha muitas dívidas, por exemplo, o GuiaBolso sugere renegociar ou trocar por uma dívida com juro menor, além de identificar oportunidades para cortar gastos.

No outro extremo, o GuiaBolso incentiva o usuário a organizar as contas de forma que seja possível poupar ou investir, planejando assim o futuro. “Tudo isso de uma forma visual, com gráficos e imagens, mostrando claramente para onde o dinheiro do usuário está indo e como melhor geri-lo”, comenta Alvarez.

A plataforma pode ser acessada de qualquer computador e todas as informações dos usuários são sigilosas e protegidas por padrões de segurança, garantiram os fundadores.

Comentários