O que é o IMA-B e qual a sua utilidade

O que é o IMA-B e qual a sua utilidade

Um índice bastante utilizado como benchmark para vários fundos de inflação é o Índice de Mercado ANBIMA – Série B ou simplesmente IMA-B. Entretanto poucas pessoas sabem o que é esse índice ou qual a sua utilidade. Neste breve artigo tentarei apresentar esse índice da maneira mais simples e didática possível.

O que é o IMA?

O Índice de Mercado ANBIMA Geral é um índice baseado em uma carteira teórica composta por todos os títulos públicos negociados pelo Tesouro Nacional. Esse índice geral se divide posteriormente em uma série de sub-categorias que indicam um indexador específica para cada título de acordo com a tabela a seguir:

O que é o IMA B e qual a sua utilidade

Fonte: Anbima

Assim como apresentado no gráfico da ANBIMA, o índice se subdivide em 4 novas categorias, além da IMA-Geral ex-C que é um índice que desconsidera os títulos indexados ao IGP-M. As subcategorias formadas portanto tem a seguinte composição:

  • IMA-B: Composta apenas por Notas do Tesouro Nacional – Série B (NTN-Bs) que são títulos públicos que remuneram o investidor em uma taxa de juros pré-fixada + a variação do IPCA no período;
    • IMA-B 5: Índice que considera somente NTN-Bs com vencimento de até 5 anos;
    • IMA-B 5+: Índice que considera somente NTN-Bs com vencimentos a partir de 5 anos.
  • IMA-C: Composta apenas por Notas do Tesouro Nacional – Série C (NTN-Cs) que são títulos públicos que remuneram o investidor em uma taxa de juros pré-fixada + a variação do IGP-M no período;
  • IRF-M: Composta  por títulos pré-fixados como Letras do Tesouro Nacional (LTNs) e Notas do Tesouro Nacional – Série F (NTN-Fs) que são títulos públicos que remuneram o investidor em uma taxa de juros pré-definida no momento da compra do título;
    • Índice que considera somente títulos pré-fixados com vencimento de até 1 ano;
    • Índice que considera somente títulos pré-fixados com vencimento a partir de 1 ano.
  • IMA-S: Composta apenas por Letras Financeiras do Tesouro (LFTs) que são títulos públicos que remuneram o investidor a uma taxa de juros equivalente à taxa Selic do período.

E para que serve o IMA-B e os outros índices?

É claro que cada índice tem sua utilidade como benchmark para cada tipo específico de fundo, como o IMA-B para fundos de inflação ou o IRF-M para fundos de renda fixa. O importante é conhecer a composição de cada índice para que se compreenda o funcionamento do mercado em questão e se saiba o que esperar de cada um deles.

A metodologia de cálculo desses índices não é de extrema necessidade que se conheça, porém para quem quiser se aprofundar ainda mais a ANBIMA disponibiliza o método de cálculo aqui.

Comentários