Como montar um portfólio que cubra todas as necessidades?

matéria republicada de
Infomoney.com.br

A especialista Eliana Bussinger afirma que o investidor precisa associar seus produtos financeiros com seus objetivos

Na hora de investir, vários especialistas dão conselhos diversos sobre qual é o melhor investimento do momento ou sobre qual papel o investidor deve fugir. No entanto, como montar uma carteira completa, abarcando todas as necessidades financeiras? Para a educadora financeira Eliana Bussinger, é importante que as pessoas visualizem seus investimentos como uma pirâmide na hora de montar sua carteira.

Na base da pirâmide estão as reservas de emergência. Para a especialista, o ideal é que esse montante uma quantia seja equivalente a um período entre seis a doze meses da renda da pessoa e esteja alocado em uma aplicação de alta liquidez. Duas sugestões de investimentos para onde esse dinheiro pode ir são a poupança e as LCAs (Letras de Crédito do Agronegócio).

Ainda na base, composta de investimentos mais conservadores, devem estar os investimentos dedicados para a aposentadoria. Para Busssinger, o investimento para a aposentadoria deve buscar a melhor rentabilidade possível, mas com segurança. “Não dá para chegar na aposentadoria sem dinheiro”, afirma.

Em um degrau intermediário da pirâmide, estão as aplicações para as pessoas buscarem atingir seus sonhos em um prazo médio. Viagens, um carro, uma casa e cursos no exterior são apenas alguns dos exemplos que a educadora financeira cita para exemplificar esses sonhos das pessoas.

Nesse patamar, a especialista sugere uma mistura de renda fixa com renda variável. “Nesse patamar já dá para sugerir fundos multimercados, fundos de ações”, explica Eliana Bussinger. No entanto, a especialista alerta: mesmo que a pessoa escolha fundos com gestores que confia, é importante manter a vigilância sobre seus investimentos sempre, para o caso de a rentabilidade não atingir patamares satisfatórios constantemente.

Mais um degrau acima, estão os investimentos determinados simplesmente gerar riqueza. Nessa etapa, a pessoa pode investir na bolsa através de home broker ou de corretora, inclusive em ações fora do Ibovespa. Essas aplicações não são para muitas pessoas, afirma a especialista, uma vez que é preciso ter os outros degraus também para assim manter um portfólio completo.

Eliana Bussinger encerra com a afirmação de que para cada objetivo, existe um produto financeiro associado e sua recomendação é que os investidores busquem associar seus investimentos aos seus sonhos.

Comentários