As vantagens de investir no Tesouro Direto

Conheça as vantagens de investir no Tesouro Direto

Investir no Tesouro Direto é se tornar sócio do Governo Federal, ou seja, você empresta recursos para o país e recebe uma remuneração por isso.

É uma aplicação indicada para quem busca baixo risco e previsibilidade. E como existem três tipos de títulos, o Tesouro Direto permite que o investidor diversifique suas aplicações, contemplando cenários de alta ou baixa de juros e variação da inflação, com flexibilidade de datas de resgate. Entenda:

Baixo risco. Por ser uma aplicação que é honrada pelo Governo Federal, é considerada de baixo risco, quando comparada com outras opções no mercado.
Baixo custo. Comparadas com outras opções de investimento em renda fixa (como fundos), em geral as aplicações no Tesouro Direto têm menor custo.
Previsibilidade. Por ser uma aplicação versátil (compatível com pequenas e grandes somas, diversos vencimentos e modalidades de pagamento variadas), permite que o investidor programe os resgates em função de obrigações futuras.
Liquidez. Se for preciso, você pode resgatar sua aplicação antes do vencimento: o Tesouro Nacional garante a recompra dos títulos todas as quartas-feiras.
Diversificação. Como existem dois tipos de títulos, o Tesouro Direto permite que o investidor diversifique suas aplicações, contemplando cenários de alta ou baixa de juros e variação da inflação.
Acessível. Com R$ 30 já é possível iniciar uma aplicação.
Comodidade. O investidor aplica, acompanha e resgata os recursos pela Internet e ainda pode programar as compras.
Vantagem tributária. O Imposto de Renda (IR) só é cobrado no momento de saída do investimento, ou no recebimento das parcelas semestrais, depende do tipo do título. Nos fundos de investimentos de renda fixa, por outro lado, o imposto é recolhido semestralmente, pelo mecanismo conhecido como “come-cotas”. Como a parcela do IR permanece na carteira do investidor do Tesouro Direto até o resgate, continua a render juros.

Comentários