devpi-server: atualizar o indice de busca

Autor: Ricardo Brito publicado em: http://brito.blog.incolume.com.br

A algum tempo atrás montei um repositório pypi interno com devpi-server — Configurando repositório pypi na rede interna, para eviar alguns problemas, dentre eles: poupar largura de banda; Evitar a indisponibilidade do servidor pypi; evitar a interrupção momentanea do serviço de internet.

Mas recentemente necessitei de aplicar os pacotes Products.PloneHotfix, e para minha surpresa, não faziam parte de minha lista de pacotes disponíveis para atualização no pypi interno, entretanto estavam disponíveis em http://pypi.python.org.

Então estudando descobri que na ocorrência deste problema específico, é necessário atualizar forçadamente o indice de busca do devpi-server.

Na leitura da documentação encontrei o comando devpi-server --recreate-search-index, com a ação de "Recriar o índice de pesquisa para todos os projetos e suas documentações. Isto só é necessário se houver erros de indexação relacionada devpi-web sem realizar o procedimento compledo de importação / exportação."; entretanto em meu caso não resolveu.

Em minhas pesquisa na internet, encontrei [1] algo que supostamente me atenderia, e temorosamente com receio de remover toda a minha base de pacotes, inclusive os já obsoletos.

  1. stop server
  2. rm -rf ~/.devpi/server/root/pypi
  3. restart server

Ao observar detalhadamente, os pacotes não ficam em ~/.devpi/server/root/pypi, e sim em /storage/devpi/+files/. Além disto podemos ter o mesmo resultado executando o comando menos ofensiva abaixo:

  1. touch /storage/devpi/root/pypi/.name2serials; ou
  2. > /storage/devpi/root/pypi/.name2serials; ou
  3. rm -fv /storage/devpi/root/pypi/.name2serials;

Referencias

  1. https://bitbucket.org/hpk42/devpi/issues/59/add-option-to-devpi-server-to-force-full

Comentários