Empacotadores e Compactadores mais utilizados

zip

ZIP é um formato de arquivo que suporta a compressão de dados sem perdas. Um arquivo .zip pode conter um ou mais arquivos ou diretórios. O formato de arquivo ZIP permite algoritmos de compressão, embora DEFLATE seja o mais comum. Este formato foi originalmente criado em 1989 por Phil Katz, e foi implementado pela primeira vez em PKWARE, utilitário PKZIP de Inc., como um substituto para o formato de compressão ARC anterior de Thom Henderson.

O formato .ZIP agora é suportado por muitos outros utilitários de software. Microsoft incluiu suporte embutido .ZIP (sob o nome de "pastas comprimidas") em versões do Microsoft Windows desde 1998. Apple incluiu suporte embutido .ZIP no Mac OS X 10.3 (via BOMArchiveHelper, agora Archive Utility). A maioria dos sistemas operacionais livres, como BSD e Linux, têm suporte embutido para .ZIP de maneiras semelhantes para Windows e Mac OS X.

Instalação

aptitude install zip unzip

Uso

zip arquivos.* nomedoarquivo.zip
unzip nomedoarquivo.zip

gz

gzip é um formato de arquivo e um aplicativo de software usado para comprimir e descomprimir.

O programa foi criado por Jean-Loup Gailly e Mark Adler como um substituto em software livre para o programa compressa utilizado inicialmente em sistemas Unix, e destinado a ser utilizado pelo Projeto GNU (o "g" é de "GNU"). Sua Versão 0.1 foi lançado pela primeira vez ao público em 31 de outubro de 1992, e versão 1.0 em Fevereiro de 1993.

gzip baseia-se no algoritmo DEFLATE, que é uma combinação de codificação de Huffman e LZ77. DEFLATE foi concebido como um substituto para LZW e outros algoritmos de compressão de dados protegidos por patentes.

Instalação

aptitude install gzip gunzip

Uso

gzip file.log
gunzip file.log.gz

bz2

bzip2 é um programa de compressão de arquivos gratuito e de código aberto que usa o algoritmo Burrows-Wheeler. Entretanto ele só comprime arquivos individuais e não é um compactador de arquivos. É desenvolvido e mantido por Julian Seward. Seward fez a primeira versão pública do bzip2, versão 0.15, em julho de 1996.

bzip2 comprime os dados em blocos de tamanho entre 100 e 900 kB e utiliza o Método de Burrows-Wheeler para converter sequências de caracteres com frequência recorrentes em cadeias idênticas. Em seguida, aplica-se mover para frente e transformar a codificação Huffman. bzip ancestral de bzip2 usado codificação em vez de Huffman aritmética. A mudança foi feita devido a uma restrição de patentes de software.

desempenho bzip2 é assimétrico, como descompressão é relativamente rápido. Motivado pelo grande tempo de CPU necessário para compressão, uma versão modificada foi criado em 2003 chamado pbzip2 que apoiou multi-threading, dando melhorias de velocidade quase linear em computadores multi-CPU e multi-core. Em maio de 2010, essa funcionalidade não foi incorporada no projeto principal.

Como gzip, bzip2 só é um compressor de dados. Não é um arquivador como tar ou ZIP; o programa em si não tem facilidades para vários arquivos, criptografia ou arquivo de divisão, mas na tradição UNIX, baseia-se em vez de utilitários externos separados como o tar e o GnuPG para essas tarefas.

Instalação

aptitude install bzip2 bunzip2

Uso

bzip2 nomedoarquivo.log
bunzip2 nomedoarquivo.log.bz2

rar

RAR é um formato proprietário de compactação de arquivos muito difundido pela Internet.

A compressão RAR foi desenvolvida por Eugene Roshal (daí vem o nome RAR: Roshal ARchive)

Entre as principais características disponíveis: Alta taxa de compressão; Suporte a arquivos grandes (suporta até 8.589.934.591 GB, tamanho não suportado pelos arquivos ZIP, que suporta até 2 GB); Capacidade de gerar vários volumes de um mesmo arquivo (divide o arquivo RAR em partes menores); Suporte a vários idiomas (inclusive o idioma português de Portugal e português brasileiro); e Suporte a recursos importantes como recuperação de dados (restaura dados fisicamente danificados), bloqueio de dados (o arquivo não pode ser modificado) e modo sólido (os arquivos são comprimidos especialmente em uma única corrente de dados);

Instalação

Para habilitar a instalação é necessário incluir no /etc/sources.list o non-free e contrib, e atualizar a base do repositório com o aptitude update
aptitude install rar unrar

Uso

rar arquivos.* nomedoarquivo.rar
unrar x nomedoarquivo.rar

tar

O programa tar é usado para criar e manipular arquivos tar.

Um arquivo é um contêiner, que contém os conteúdos de vários arquivos, contêm as permissões de acesso de registro arquivos, usuário e grupo, tamanho em bytes, e o tempo de modificação de dados. Alguns arquivos também gravar os nomes de arquivo em cada diretório arquivados, bem como meta informações de arquivos e diretórios.

Instalação

Já esta disponível em quase todas as distribuições linux.
aptitude install tar

Uso

tar -cvf arquivos.* nomedoarquivo.tar
tar -xvf nomedoarquivo.tar
tar.gz
tar -cvzf nomedoarquivo.tar.gz files.*
tar -vzxf nomedoarquivo.tar.gz
tar.bz2
tar -cvjf nomedoarquivo.tar.bz2 files.*
tar -jxvf nomedoarquivo.tar.bz2

Comentários