map(), reduce(), filter() e lambda

pythonhelp.wordpress.com

map(), reduce(), filter() e lambda

Publicado por Valdir Stumm Jr

map() é uma função builtin de Python, isto é, uma função que é implementada diretamente no interpretador Python, podendo ser utilizada sem a importação de um módulo específico. Essa função, em Python, serve para aplicarmos uma função a cada elemento de uma lista, retornando uma nova lista contendo os elementos resultantes da aplicação da função. Considere o exemplo abaixo:

1

2

3

4

5

>>> import math

>>> lista1 = [1, 4, 9, 16, 25]

>>> lista2 = map(math.sqrt, lista1)

>>> print lista2

[1.0, 2.0, 3.0, 4.0, 5.0]

Ao chamar a função map(math.sqrt, lista1), estamos solicitando ao interpretador para que execute a função math.sqrt (raiz quadrada – square root) usando como entrada cada um dos elementos de lista1, e inserindo o resultado na lista retornada como resultado da função map().

É uma forma bem interessante e expressiva de denotar a aplicação de uma função a cada elemento de uma lista (ou sequência). Mas, podemos facilmente substituir uma chamada a map() por list comprehensions. O código recém listado poderia ser substituído por:

1

2

3

>>> lista2 = [math.sqrt(x) for x in lista1]

>>> print lista2

[1.0, 2.0, 3.0, 4.0, 5.0]

O código acima produz o mesmo resultado que map(), pois, para cada elemento de lista1, executa a função math.sqrt e inclui o resultado dessa execução na lista de retorno.

O fato de a função map() ser tão facilmente substituída pelo uso de comprehensions, já criou até mesmo algumas discussões sobre manter ou não map() entre as funções builtin do Python 3000 [1].

reduce() é outra função builtin do Python (deixou de ser builtin e passou a estar disponível no módulo functools a partir da versão 3000). Sua utilidade está na aplicação de uma função a todos os valores do conjunto, de forma a agregá-los todos em um único valor. Por exemplo, para aplicar a operação de soma a todos os elementos de uma sequência, de forma que o resultado final seja a soma de todos esses elementos, poderíamos fazer o seguinte:

1

2

3

4

5

>>> import operator

>>> valores = [1, 2, 3, 4, 5]

>>> soma = reduce(operator.add, valores)

>>> print soma

15

É claro que, para realizar a soma de todos os elementos de uma sequência, é muito mais claro utilizarmos a função sum():

Como falei anteriormente, reduce() foi retirada do conjunto de builtins de Python, em parte devido à obscuridade que pode acabar gerando [1].

Como o próprio nome já deixa claro, filter() filtra os elementos de uma sequência. O processo de filtragem é definido a partir de uma função que o programador passa como primeiro argumento da função. Assim, filter() só “deixa passar” para a sequência resultante aqueles elementos para os quais a chamada da função que o usuário passou retornar True. Vejamos um exemplo:

1

2

3

4

5

6

>>> def maior_que_zero(x):

...     return x > 0

...

>>> valores = [10, 4, -1, 3, 5, -9, -11]

>>> print filter(maior_que_zero, valores)

[10, 4, 3, 5]

No exemplo acima, filter() chamou a função maior_que_zero para cada um dos elementos contidos em valores. Se a função retornar True, o elemento é inserido na lista de resultado. Caso contrário, não o é. Ou seja, é feita a filtragem e só passam aqueles elementos que são maiores que zero.

Assim, como no exemplo da builtin map(), aqui também podemos escrever com facilidade uma comprehension com a mesma funcionalidade:

1

2

>>> print [x for x in valores if x > 0]

[10, 4, 3, 5]

Devido a essa fácil substituição, filter() também já esteve na mira para ser retirada do conjunto de builtins, embora tenha acabado permanecendo.

No exemplo da função filter(), tivemos que definir uma nova função (chamada maior_que_zero) para usar somente dentro da função filter(), sendo chamada uma vez para cada elemento. Ao invés de definir uma nova função dessa forma, poderíamos definir uma função válida somente enquanto durar a execução do filter. Não é necessário nem dar um nome a tal função, sendo portanto chamada de função anônima ou função lambda. Considere o exemplo abaixo:

1

2

3

>>> valores = [10, 4, -1, 3, 5, -9, -11]

>>> print filter(lambda x: x > 0, valores)

[10, 4, 3, 5]

Definimos uma função anônima (portanto, não tem nome), que recebe uma entrada (a variável x) e retorna o resultado da operação x > 0, True ou False.

Poderíamos também usar uma função lambda no exemplo da função reduce():

1

2

3

4

>>> valores = [1, 2, 3, 4, 5]

>>> soma = reduce(lambda x, y: x + y, valores)

>>> print soma

15

No código acima, definimos uma função anônima que recebe duas entradas e retorna a soma dessas entradas.

[1] Guido Van Rossum. The fate of reduce() in Python 3000

Comentários