Potência elétrica. Estudo da potência elétrica

mundoeducacao.bol.uol.com.br

Potência elétrica. Estudo da potência elétrica


Economize energia elétrica utilizando aparelhos de baixa potência elétrica

Podemos dizer que ainda hoje uma das maiores preocupações mundiais refere-se ao consumo de energia elétrica. Além de a energia elétrica aumentar o orçamento das famílias, sua produção e sua distribuição constituem um grande desafio para os governantes das mais diversas nações.

Você já deve ter comprado lâmpadas para sua casa ou ao menos deve ter trocado uma lâmpada queimada. Para isso, duas coisas foram observadas: a tensão da rede local (110 V ou 220 V) e a potência nominal da lâmpada. Podemos dizer que a potência está ligada ao brilho da lâmpada e à energia que está sendo transformada em cada unidade de tempo. Assim, quando utilizada nas condições especificadas pelo fabricante da lâmpada, uma lâmpada de 100 W brilha mais e também consome mais energia que uma lâmpada de 50 W.

Em meio a esse exemplo podemos dizer que potência é uma grandeza física que mede a energia que está sendo transformada na unidade de tempo, ou seja, mede o trabalho realizado por uma determinada máquina na unidade de tempo. Assim, temos:

Potência em dispositivos elétricos

Podemos dizer que a função básica de uma máquina, elétrica ou não, é transformar energia. Na eletricidade, os dispositivos elétricos estão constantemente transformando energia: o gerador de eletricidade transforma energia não elétrica em energia elétrica, o resistor transforma energia elétrica em calor, etc.

Para transportar uma carga elétrica entre dois pontos cuja diferença de potencial é U, o trabalho realizado pela força elétrica é  . Portanto, temos:

Como:


Vimos que a intensidade da corrente elétrica que atravessa uma seção de um fio é dada por:

Substituindo i no lugar do quociente q/Δt, a nova configuração da equação é:

Onde:

P – é a potência, que é dada em watt (W)
i – é a corrente elétrica, que é dada por ampère (A)
U – é a tensão, que é dada em volt (V)

A equação acima em destaque é usada para o cálculo da potência elétrica, que pode ser aplicado para diversos aparelhos elétricos ou eletrônicos.

Comentários