Início » TecnologiaO texto anterior sobre este assunto explicou como Criar ebooks EPUB com o Sigil, para obter uma publicação básica. Como então ficou dito, é possível melhorar essa publicação. Vamos a isso, pois. Se ainda o não tiver feito, abra no Sigil o documento a melhorara e faça o seguinte:
- Edite os Meta Data (são informações como o título do livro, o seu autor, a língua em que está escrito): use o comando Tools » Meta Editor.
Além dos campos que lhe são apresentados, pode acrescentar muitos outros (por exemplo, a Editora ou o ISSN ou o copyright): clique nos botõres Add Basic ou Add Role e acrescente à lista, com duplo clique, o(s) atributo(s) que deseja. Preencha os respetivos valores depois de clicar na coluna Value.
Termine clicando no botão Ok.- …e será melhor gravar o ficheiro.
- Acrescente uma capa. Para o efeito,
- Prepare uma imagem com 590 pixeis de largura por 750 de altura, uma resolução de (pelo menos) 72 pixeis, RGB e no formato JPEG (se for foto) ou GIF/PNG (se for texto/desenho).
- Coloque o cursor no início do texto e carregue nessa posição a imagem através do comando Insert » Image.
- Verifique, na coluna da esquerda (com o título Book Browser) que a imagem foi acrescentada no grupo Images (clique na seta para abrir a lista). Clique nela com o botão direito do rato e escolha Add Semantics » Cover Image.
- Com o cursor entre a imagem e o início do texto, insira uma quebra de capítulo a seguir à imagem, com Insert » Chapter Break ( em versões mais recentes do Sigil, Edit » Split at cursor). Se tudo foi bem feito, tem mais uma secção na pasta Text da coluna Book Browser: a capa.
- Siga o processo anterior para inserir outras eventuais quebras de capítulos (por exemplo, se quiser separar os dados do livro a seguir à capa (título, direitos de autor, ano de edição…), do início do livro. Mais abaixo, noutra secção, volto a este assunto.
- (nalgumas ocasiões, para inserir a capa, pode ser complicado colocar o cursor do rato entre o fim da imagem e o início do texto. Por exemplo, em algumas páginas guardadas da Web. Se assim for, siga um processo “mais limpo”: insira uma página HTML em branco com File » Add » Blank HTML File; depois siga os passos anteriores com Insert » Image — para inserir nela a imagem da capa — e Add Semantics » Cover Image).
- …e será melhor gravar as alterações.
- Crie ou verifique a formatação do documento:
- Quer os parágrafos alinhados à direita, à esquerda… ou justificados? Alinhe-os utilizando os botões respetivos na barra de ferramentas.
- Especifique os títulos principais do texto: vá-os selecionando e marcando, hierarquicamente, como Heading 1, Heading 2, etc.. Sei lá… H1 para o título do livro, H2 para os capítulos e H3 para os subcapítulos?As várias opções encontram-se no menu Format » Heading ou na barra de ferramentas.
- Trate igualmente dos negritos, itálicos,…
- …e será melhor gravar as alterações.
- Crie secções (equivalentes a capítulos):
- Já conhece o processo (utilizou-o para criar a capa): coloque o cursor no sítio onde começa a nova secção e use o comando Edit » Split at cursor.
- Crie as secções que entender. Para criar capítulos ou para outros efeitos: por exemplo, para se desfazer de pedaços de páginas da web. Suponha que carregou no Sigil uma página com uma receita introduzida por muita publicidade e seguida de… muita outra publicidade. Coloque o cursor no início da receita e insira uma quebra; coloque no fim da receita e insira outra quebra; ficou assim com 3 secções, das quais apenas uma lhe interessa: anule as outras duas clicando no nome respetivo com o botão direito do rato e escolhendo a opção Delete.
- …e será melhor gravar as alterações.
- Crie um índice de conteúdos (TOC). Tem-se acesso a este índice, a partir de qualquer página do ebook(no Kobo, por exemplo, tocando a zona central da página).
- Se não tiver, à direita, uma coluna com o TOC, abra-o no menu View » Table Of Contents.
- Clique, na barra ao fundo da coluna TOC (Generate Table Of Contents). Abre-se uma janela com uma seleção hierárquica dos títulos (H1, H2… H6). Escolha os que quer que apareçam no índice, marcando ou desmarcando as seleções. No final, clique em OK.
- … e será melhor gravar as alterações.
- Valide o ebook (verifique se está de acordo com os standards epub):
- O Sigil tem muitas outras potencialidades. A sua exploração fica a aguardar por outro texto.
- Use a caixa de comentários para deixar as suas impressões, dúvidas ou outros contributos.
- Usei a versão inglesa do programa; mas é possível mudar a língua da Interface: indique-a em Edit » Preferences… / Language. No momento em que escrevo, para o português, apenas existe a opção do português do Brasil. Na mesma janela, pode também pré-definir a língua dos “Metadata” (Default Language For Metadata).
Tags: Linux/Ubuntu/Android
Comentários