Sigil, o melhor editor de ebooks, agora com suporte ao ePUB 3

dualpixel.com.br

Sigil, o melhor editor de ebooks, agora com suporte ao ePUB 3

Felipe Santos

O suporte ao formato ePUB 3 já era aguardado há vários meses, desde que o Sigil retornou de sua hibernação, no início de 2015 – leia mais aqui.

preference
Figura 1 – Configure a versão do ePUB, que o Sigil irá produzir.

Contudo a compatibilidade com o ePUB 2 está assegurada, sendo possível abrir e editar arquivos, nas duas versões, sem a necessidade de ajustes ou conversões. Tenha atenção apenas ao criar novos ebooks diretamente no Sigil, a versão do ePUB será a definida no painel Preferences > General Settings – figura 1.

Um novo comando aparece no menu Tools, para trabalhar com a produção do sumário e atualização do arquivo content. opf, chamado Epub3 Tools, com três opções:

  • Update Manifest Properties.
  • Generate Nav From NCX.
  • Generate NCX From Nav.

epub3toolsFigura 2 – Novo comando Epub 3 Tools permite o controle da produção do sumário.

O comando de Gerar Sumário, do Sigil, menu Tools > TOC > Generate Table of Contents, continua produzindo um arquivo toc.ncx, compatível apenas com o ePUB 2. Por isso, o uso do Genarate Nav From NCX é fundamental para produção do sumário em arquivos ePUB 3.

Com o suporte ao ePUB 3, o Sigil melhora sua estrutura em outros formatos, como o javascript, mathml, svg, multimídia, além de ampliar o reconhecimento ao HTML5, incluindo as marcações article, section, aside, entre outras.

O caminho é longo, e já há uma lista dos recursos a serem adicionados nas próximas versões. Mas para quem trabalha com a produção de ebooks, com certeza, o sentimento é de empolgação. Acredito que a adoção do ePUB 3 aumente com a inclusão do Sigil ao fluxo de trabalho, bem como melhore (e muito), a produtividade com a volta da dupla – InDesign e Sigil.

Próximos recursos

> Editor de metadados para ePUB 3. Nesta versão, ainda é preciso editar diretamente no arquivo content.opf.
> Identificação do conteúdo do eBook (semântica) via as marcações do epub:type.
> Suporte ao ePUB de layout fixo.
> Maior controle na produção dos aquivos NCX (epub 2) e NAV (epub 3).

ePUB 3.1

A revisão 3.1 do formato ePUB já está em andamento. O trabalho ainda está bem no início, mas algumas mudanças indicam as intenções do IDPF. Conheça alguns dos principais pontos:

>Metadados – atributos como o refine e file-as serão removidos. A ideia é simplificar exigindo apenas o essencial: título, autor e idioma.

> Toc.ncx – arquivo responsável pela navegação em leitores de ePUB 2. A intenção é retirar o suporte ao NCX, na revisão 3.1. Nada está definido ainda. Há um debate sobre o assunto no IDPF. Acompanhe, participe!

> EPUB Style Sheets – a especificação de CSS para o ePUB 3 será toda revisada, removendo várias propriedades com prefixo -epub-. As propriedades de posição fixed e absolute, do CSS, estão na lista dos recursos suportados nesta revisão.

Comentários