Dependência da Europa do petróleo líbio cria efeito econômico em cadeia



A Europa começava a se recuperar da crise econômica. Tudo pode piorar com a crise nos países árabes. A revolução tem coisas boas. As pessoas estão ansiando por liberdade e democracia, jovens estão querendo mais oportunidades. Mas o fato é que isso cria muita incerteza.
Com relação à Europa, o continente é dependente do petróleo líbio, apesar de a Líbia produzir apenas 2% do petróleo mundial. Ela tem uma reserva de petróleo importante, é a maior da África. E mais: é um petróleo leve. As refinarias da Europa são preparadas para esse tipo de petróleo leve. Não é fácil de substituir por um petróleo da Arábia Saudita, que é um pouco mais pesado. O risco é desabastecimento. Isso elevaria o preço do petróleo. É por isso que o petróleo brent, que é o preço da Europa, bateu em US$ 117. O americano, que tem um preço mais barato, ontem atravessou a fronteira dos US$ 100, que também é muito forte.
O petróleo em alta produz inflação. É um efeito em cadeira. Mais importante é que esse ambiente de incerteza é o ideal para o especulador. A especulação nos mercados futuros aumenta ainda mais os preços dos produtos, especialmente o do petróleo. Ontem a agência internacional de energia disse que a economia está em uma zona perigosa, mas que os especuladores atuam em uma situação concreta, que é o aumento da incerteza no mundo árabe.
Ontem o rei da Arábia Saudita fez uma concessão bilionária de benefícios sociais. Está querendo conquistar a população com muito dinheiro, que eles têm muito.

Fonte: Bom dia Brasil

Tópicos relacionados:

Comentários