Rebeldes fecham cerco e Kadafi prepara a batalha de Trípoli

Tropas governistas e mercenários atacaram rebeldes e tentaram retomar cidades no oeste do país

Após perder o controle do leste da Líbia, o ditador Muamar Kadafi se entrincheirou na capital Trípoli e lançou contra-ataques. Forças pró e contra o governo dão sinais de se preparar para uma batalha na capital.

O líder líbio tenta manter o poder sobre cidades próximas, como Zauiya e Sabrata. Com a guarda presidencial e mercenários, fiéis ao regime, ele começou uma ofensiva estratégica. Em Zauiya, a cerca de 50 quilômetros dali, opositores foram atacados com armas automáticas e munição antiaérea. O confronto durou ao menos quatro horas e deixou cem mortos.

As informações sobre o desfecho desses confrontos ainda são desencontradas.

Na capital, mercenários aliados ao regime semeiam pânico na população. Segundo testemunhas, eles patrulham as ruas fortemente armados, com ajuda de tanques e blindados, e disparam contra qualquer um que entre em seu caminho, convertendo a cidade numa cidade fantasma. O terror não impede que opositores que ainda estão no local tenham convocado para hoje uma grande marcha de protesto.

Imagens das áreas controladas pelos opositores mostram o armamento antigo deixado para trás pelos partidários do regime, o que dá a entender que os melhores recursos estão concentrados na defesa de Trípoli.

Riquezas

O governo da Suíça anunciou o bloqueio de fundos do ditador e da família, para evitar o desvio de dinheiro público.

A oposição garante ter tomado o controle de importantes poços de petróleo, passando a protegê-los.


Fonte: Destak

Comentários