Konarka atinge novo recorde de conversão com células fotovoltaicas orgânicas

Energia solar

Um produto Power Plastic da Konarka

O National Energy Renewable Laboratory (NREL), o laboratório responsável por aferir o nível de eficiência de sistemas fotovoltaicos nos EUA, anunciou publicamente que a mais recente geração de células fotovoltaicas orgânicas da Konarka Technologies alcança uma eficiência recorde de conversão de 8,3% na sua categoria.

Embora atinjam eficiências muito mais baixas que as células fotovoltaicas inorgânicas, as células de tipo orgânico (OPVs) são leves, flexíveis e têm um custo de produção bastante reduzido. Isto torna-as adequadas a um leque de aplicações mais vasto que os sistemas de tipo rígido (entre as quais peças de roupa e sacos de viagem). A Konarka comercializa há já vários anos este género de sistema com a designação de Power Plastic. Embora o valor de 8,3% de conversão se encontre muito abaixo do recorde de mais de 40% alcançado por células à base de semicondutores inorgânicos, é no entanto o mais elevado registado pelo NREL para células OPV. O novo recorde foi alcançado por uma célula mono-junção com uma área de superfície de 1 cm2.

Segundo o presidente executivo e fundador da Konarka Technologies, Howard Berke, os avanços conseguidos durante 2010 em termos de eficiência de conversão deste género de células não tem precedentes e constitui um marco para a indústria fotovoltaica. A recente certificação do NREL abre novas portas à geração comercial de energia eléctrica a custos reduzidos para diversos tipos de aplicações de grande escala.

Os produtos Power Plastic da Konarka são constituídos por diversas camadas de película fina (entre as quais uma camada impressa de tipo fotorreactivo, uma camada transparente de eléctrodo, um substrato plástico, e um invólucro protector). Podem ser fabricados com até 152 cm de largura e com praticamente qualquer comprimento, podendo ser para além disso combinados uns com os outros para um maior output eléctrico.

A Konarka Technologies não comercializa produtos finais integrados com esta tecnologia mas vende as células a outras companhias que por sua vez as incorporam por sua vez nos seus produtos. O sistema está correntemente a ser utilizado em lanternas, mochilas, pastas de executivo, e chapéus de sol de esplanadas. Está também a ser testado em janelas e em cortinas.

Comentários