Produto trazido de fora fica sem garantia

Com o real valorizado frente ao dólar, os turistas brasileiros gastam cada vez mais em compras no exterior - e os equipamentos eletrônicos, que lá fora chegam a custar menos da metade que no Brasil, estão entre os produtos favoritos. Mas nem todo mundo sabe que esses aparelhos não têm asseguradas, aqui, nem garantia contra defeito nem assistência técnica.

Segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo, o Código de Defesa do Consumidor obriga fabricantes, importadores e distribuidores a dar garantia mínima de três meses a seus produtos, sem fazer referência ao local onde foi comprado.

Empresas entendem que isso vale só no território nacional, que é a área de abrangência do Código do Consumidor.

A Apple é exceção. Com base no número de série, ela estende voluntariamente a garantia até mesmo para quem não tem a nota fiscal original. Antes de o iPad chegar oficialmente ao Brasil, já havia pelo menos 30 mil aparelhos no país.

No caso de outras fabricantes, consumidores têm conseguido na Justiça o direito à garantia que vale no exterior quando a empresa atua no Brasil.

Gastos sobem 43%

Em janeiro, os gastos de brasileiros com viagens internacionais chegaram a US$ 1,7 bilhão, 43% mais que em janeiro de 2010. Trata-se do maior volume de despesas de brasileiros no exterior desde 1969 e o oitavo recorde seguido.

Fonte: Destak

Comentários