Preço dos imóveis acelera e tem alta de 13% em seis meses



Em fevereiro, custo da casa própria sobe mais 2,1% na média de sete capitais do país, diz Fipe.

Pressionados por uma demanda bem maior que a oferta, os preços dos imóveis residenciais do país tiveram nova alta em fevereiro, agora de 2,1%, o que representou aceleração frente ao aumento de 1,7% de janeiro.

Nos últimos seis meses, a alta chega a 13,2%, segundo o índice FipeZap, que é feito pela Fipe com base nos imóveis anunciados no portal Zap Imóveis em seis capitais e no Distrito Federal (DF).

No mês passado, São Paulo teve alta de 2%, ante 1,7% em janeiro; em Brasília, a valorização foi de 1,3%, contra um aumento de 0,8% no primeiro mês de 2011.

Rio volta a liderar alta

O Rio voltou a liderar a valorização imobiliária em fevereiro ao registrar alta de 2,8%, o mesmo percentual de janeiro.

Em São Paulo e Rio, quem puxou a fila em fevereiro foram os imóveis de três dormitórios; em Brasília, foram os de um quarto.

Nos últimos 12 meses, o preços das residências no Rio soma alta de 41,7%. São Paulo tem variação positiva de 24,5% em um ano, e Belo Horizonte, de 19,1%. O índice não tem dados disponíveis do acumulado para o DF.

Segundo Eduardo Zylberstajn, coordenador do FipeZap, a valorização no país reflete a alta da renda combinada com a maior oferta de crédito e com prazos maiores, que deixou a parcela mais barata. No Rio, há ainda uma grande quantidade de estrangeiros que chegam atraídos pela Copa e pelas Olimpíadas.

Destak

Comentários