Renda maior e condições de crédito melhores garantiram acesso ao crediário a partir de 2007
Nos últimos quatro anos, 30 milhões de brasileiros começaram a usar crédito para ir às compras.
A informação é de pesquisa nacional feita pela Associação Comercial de São Paulo, baseada no total de CPFs (Cadastros de Pessoas Físicas) consultados pela primeira vez para aprovação de uma venda a prazo.
Esse grupo de consumidores respondeu por 30% dos CPFs consultados. "A média foi de 7,5 milhões de novos crediaristas a cada ano", disse ao jornal O Estado de S. Paulo o economista-chefe da ACSP Marcel Solimeo. O maior ingresso de novos adeptos do crediário ocorreu em 2007 e 2008, antes da crise financeira. Em 2010, ingressaram cerca de 6 milhões de consumidores no mercado de crédito.
Para este ano, ele acredita que esse número seja bem menor, mas nada desprezível: entre 2 milhões e 3 milhões de pessoas.
A entrada de novos consumidores é consequência da ascensão social das classes de menor poder aquisitivo que ocorreu no país.
"Nos últimos anos, ficou mais fácil pegar crédito, já que os juros caíram e os prazos aumentaram, deixando menores os valores das prestações", disse Solimeo ao Destak.
As facilidades aqueceram de tal forma o consumo que os juros já voltaram a subir, num esforço do governo para conter a pressão inflacionária.
Carro zero
Boa parte dos novos consumidores comprou carro zero-quilômetro pela primeira vez: em 2010, 435,4 mil brasileiros fizeram isso. O total representou 13% dos carros e comerciais leves vendidos no ano.
Fonte: Destak
Nos últimos quatro anos, 30 milhões de brasileiros começaram a usar crédito para ir às compras.
A informação é de pesquisa nacional feita pela Associação Comercial de São Paulo, baseada no total de CPFs (Cadastros de Pessoas Físicas) consultados pela primeira vez para aprovação de uma venda a prazo.
Esse grupo de consumidores respondeu por 30% dos CPFs consultados. "A média foi de 7,5 milhões de novos crediaristas a cada ano", disse ao jornal O Estado de S. Paulo o economista-chefe da ACSP Marcel Solimeo. O maior ingresso de novos adeptos do crediário ocorreu em 2007 e 2008, antes da crise financeira. Em 2010, ingressaram cerca de 6 milhões de consumidores no mercado de crédito.
Para este ano, ele acredita que esse número seja bem menor, mas nada desprezível: entre 2 milhões e 3 milhões de pessoas.
A entrada de novos consumidores é consequência da ascensão social das classes de menor poder aquisitivo que ocorreu no país.
"Nos últimos anos, ficou mais fácil pegar crédito, já que os juros caíram e os prazos aumentaram, deixando menores os valores das prestações", disse Solimeo ao Destak.
As facilidades aqueceram de tal forma o consumo que os juros já voltaram a subir, num esforço do governo para conter a pressão inflacionária.
Carro zero
Boa parte dos novos consumidores comprou carro zero-quilômetro pela primeira vez: em 2010, 435,4 mil brasileiros fizeram isso. O total representou 13% dos carros e comerciais leves vendidos no ano.
Fonte: Destak
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