Bactéria já matou 17 e tem 365 casos em 1 dia


Comissão Europeia menciona 'grave crise' e tenta descobrir rapidamente a origem da epidemia

O centro de controle de doenças da Alemanha registrou 365 novos casos de E. coli somente ontem. O número de mortos subiu para 17.

Por enquanto, mais de 1,9 mil casos foram detectados só na Alemanha desde o início de maio. Centenas de europeus de outros países também contraíram a bactéria, mas todos haviam viajado pelo norte alemão antes de ser diagnosticados.

Em um quarto dos novos casos, os infectados apresentavam Síndrome Hemolítico-Urêmica (SHU), uma complicação grave provocada pela infecção da E. coli que afeta o sangue e os rins.

Crise de consumo

Enquanto o número de contaminações aumenta exponencialmente, autoridades sanitárias europeias ainda estão longe de identificar a origem exata da bactéria.

Nos últimos dias houve confusão quanto à presença da E. coli em pepinos espanhóis, e cogitou-se também que alfaces e tomates possam estar contaminados.

Para o comissário europeu encarregado da Saúde, John Dalli, a União Europeia enfrenta "uma grave crise" e tudo deve ser feito para identificar o mais rapidamente possível a causa da epidemia.

A Comissão Europeia menciona também uma "crise de consumo" em toda a Europa, com "uma diminuição radical do consumo de frutas e legumes, e não apenas dos pepinos". Espanha, Holanda e Alemanha pediram ajuda frente à queda de suas vendas no setor.
Fonte: Destak

Comentários