Internet precisa imitar natureza para acompanhar super crescimento

Internet precisa imitar natureza para acompanhar super crescimento: "A solução para o crescimento explosivo da internet está nas redes inteligentes capazes de aprendizagem, inspiradas nas formigas, abelhas e no cérebro humano."

Mais complexo que o cérebro humano

Para o pesquisador, a internet já é atualmente muito mais complexa do que o cérebro humano. Mas o protocolo que ela usa é muito mais simplório.

Por exemplo, todos os pacotes de dados na internet são tratados da mesma forma: um streaming de vídeo têm exatamente a mesma prioridade que um e-mail.

E, enquanto não importa muito se um e-mail levar um minuto para chegar ao seu destino, uma diferença de menos de um segundo em um fluxo de vídeo é suficiente para causar irritação.

Um problema adicional é que o transporte de dados está longe de ser perfeito: atualmente, 1 em cada 10 pacotes de dados nunca chega ao seu destino, e tem de ser reenviado.

Este artigo irá se autodestruir em cinco segundos
Redes cognitivas

Então as coisas têm que mudar. Mas como?

Liotta acredita que a solução está nas "redes cognitivas" redes inteligentes, capazes de aprendizagem.

Uma das coisas das quais ele tira sua inspiração é o conhecimento sobre as redes biológicas e neurais, que são o resultado de milhões de anos de evolução.

Por exemplo, um fator comum entre as redes evoluídas naturalmente é a utilização de percursos curtos, para que os dados não precisem passar por mais do que um punhado de nós para chegar ao seu destino.

Redes complexas devem ser pensadas quanticamente
Formigas

Pode-se recorrer a diferentes domínios do conhecimento para criar melhores protocolos de rede. A auto-regulação, ou "redes autonômicas" é uma delas.

Um bom exemplo é o sistema nervoso autônomo humano, que controla as funções fisiológicas inconscientes, sem necessidade de qualquer intervenção consciente - a respiração e os batimentos cardíacos, por exemplo.

Aplicativos inteligentes para Internet têm autogerenciamento e autocorreção
Outra fonte é a "aprendizagem de máquina", em que os sistemas são programados de tal forma que eles aprendem a desempenhar melhor as suas funções através de tentativa e erro.

Outra área na qual as soluções podem ser encontradas é nas redes biologicamente inspiradas.

Como a natureza organiza as redes? Um exemplo é a maneira pela qual as abelhas e formigas são capazes de navegar. E a maneira pela qual todos os vagalumes entram em sincronia, acendendo ao mesmo tempo. Estes também são exemplos de estruturas de rede.

Comentários