Procon contesta decisão sobre notas manchadas

Destak : "O Procon-SP (órgão de defesa do consumidor) encaminhou um ofício ao Banco Central em que solicita a criação de um prazo para a entrada em vigor da nova regra que considera inválida a nota de real manchada em dispositivo antifurto.

Com o aumento dos casos de roubos a caixas eletrônicos, principalmente em São Paulo, os bancos passaram a instalar nos equipamentos um dispositivo que mancha o dinheiro de rosa caso sejam abertos à força.

O Procon quer que o consumidor que já tenha nota manchada de rosa em seu poder possa trocá-la e receber o dinheiro de volta.

O prazo, diz o órgão, também permitiria tirar de circulação as cerca de 75 mil notas manchadas que estão em circulação.

Além disso, o órgão exige a readequação da regra às diretrizes do Código de Defesa do Consumidor. Afirma que é inadmissível que o custo de uma medida de segurança privada, que é intrínseca à atividade bancária, seja repassado à população.

O BC aprovou na quarta-feira passada a norma que considera inválidas as cédulas manchadas de rosa. Por isso, quem já tinha uma delas ficou no prejuízo.

O objetivo da medida é dificultar a circulação de notas roubadas e ajudar a reduzir os casos de furtos e roubos a caixas eletrônicos.

O Procon recomenda que os consumidores fiquem atentos e não aceitem nenhuma nota suspeita."

Links relacionados:
Notas manchadas perdem validade, diz regulamentação do BC e do CMN

Comentários