No blog
+Tech de James Della Valle, foi publicada a matéria: "As 25 piores senhas do mundo em 2011"
No post o bloguero repassa o trabalho da companhia de segurança da informação SplashData, que compila anualmente as piores senhas utilizadas por usuários ao redor do mundo, com objetivo de explicitar o risco de adotar uma senha "fraca".
Veja quais são as piores senhas do mundo para se utilizar em qualquer lugar.
1. password (senha)
2. 123456
3. 12345678
4. qwerty (as seis primeiras letras do teclado na horizontal)
5. abc123
6. monkey (macaco)
7. 1234567
8. letmein (deixe-me entrar)
9. trustno1 (não acredite em ninguém)
10. dragon (dragão)
11. baseball (basebol)
12. 111111
13. iloveyou (eu te amo)
14. master (mestre)
15. sunshine (brilho do sol)
16. ashley (a atriz Ashley Tisdale)
17. bailey (a atriz Miranda Bailey)
18. passw0rd (senha, trocando o “o” original por zero)
19. shadow (sombra)
20. 123123
21. 654321
22. superman (super-homem)
23. qazwsx (seis primeiras letras do teclado na vertical)
24. michael (e Michael Jackson)
25. football (futebol)
E no post do +tech, ainda tem um link para estas dicas:
- Não utilize datas de aniversário, nomes de parentes, nome do cachorro, marca do carro e afins. Por mais tentador que seja, pessoas facilmente acessam todas essas informações. Nome de namorado (a)? Nem pensar.
- Sua senha é especial. Nada mais correto do que utilizar caracteres especiais nela. Combinados com letras e números, são uma ótima opção para aumentar a segurança. Experimente trocar uma letra ou número por um “$” ou “#”.
- Palavras triviais – aquelas que usamos de maneira corriqueira – devem ser evitadas. Além de serem uma opção óbvia, existem programas maliciosos que utilizam dicionários para testar as senhas. Isso inclui nomes também.
- Crie sua senha a partir de uma frase: escolha algo que faça sentido para você. Em seguida, retire a primeira letra de cada palavra e insira números e caracteres especiais no meio. Fácil de lembrar, mas complicada demais para alguém que esteja tentando adivinhá-la.
Eis um exemplo:
“Só sei que nada sei”
Usando a técnica da primeira letra, temos o seguinte resultado: “Ssqns”. Já parece bem melhor do que um “marcelo123”, não? Você pode trocar uma letra por um número e ainda colocar um caractere especial no meio. Ficaríamos com algo assim: “Ss#qns3”. Basta lembrar-se da frase e das duas inserções feitas.
Comentários