Palavras-chave: pacote, módulo, import
Criar um módulo em Python é extremamente simples. Basta apenas criar um arquivo .py dentro de algum diretório listado em sys.path. Alguns desenvolvedores também gostariam de fazer pacotes com módulos em Python. Esses pacotes permitiriam que o programador importasse seus módulos da seguinte maneira:
import meu_pacote.meu_subpacote.modulo from outro_pacote.outro_subpacote import outro_moduloUm pacote nada mais é do que um diretório no sistema de arquivos que possui um arquivo __init__.py dentro. Dentro do arquivo __init__.py, deve-se colocar o código de inicialização do pacote, bem como definir a variável __all__, que irá listar todos os símbolos que serão importados no comando from ... import *. No caso em que o arquivo __init__.py fica vazio todos símbolos do pacote serão importados.
Considere a seguinte estrutura:
# meu_pacote/ # __init__.py -- vazio # meu_subpacote/ # __init__.py -- vazio # modulo.py -- imprime "modulo importado"A partir do diretório atual podemos fazer:
>>> import meu_pacote.meu_subpacote.modulo modulo importadoSe os arquivos __init__.py não existissem um erro como este aconteceria:
>>> import meu_pacote.meu_subpacote.modulo Traceback (most recent call last): File "", line 1, in ? ImportError: No module named meu_pacote.meu_subpacote.modulo
Republicado de codare.net
Comentários